Bibliotecários e documentalistas na França: origens e percursos da formação do profissional da informação

Martha Suzana Cabral Nunes

Resumo


Este artigo aborda o tema da formação dos profissionais da informação, em especial dos profissionais da informação franceses. O objetivo é discutir e apresentar as nuances de formação do profissional da informação francês voltadas para a mediação da informação. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória e a pesquisa documental, e de abordagem qualitativa. Utilizou-se ainda a pesquisa bibliográfica e documental para análise de fontes primárias e secundárias. As observações feitas revelam a existência dos bibliotecários, dos documentalistas e dos professores-documentalistas como categorias diferentes atuando nas bibliotecas e centros de documentação na França. Espera-se que esse estudo contribua para a compreensão das origens e das influências na formação do moderno profissional da informação brasileiro.


Palavras-chave


Profissional da informação; Estudos franco-brasileiros; Formação profissional; Mediação da informação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v1i1.2016.2951

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