Complexas mediações: transdisciplinaridade e incertezas nas recepções informacionais

  • Luiz Tadeu Feitosa Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Mediação, Conceito, Ciência da Informação, Recepções informacionais.

Resumo

O presente artigo analisa o conceito de mediação e suas interfaces informacionais a partir dos conceitos de complexidade e transdisciplinaridade, enfocando o caráter das incertezas que essas complexidades provocam na aferição dos fenômenos. Partindo dos elementos teóricos, conceituais e metodológicos presentes na ementa de uma disciplina de pós-graduação intitulada “Cultura e Mediação da Informação”, é discutido o caráter hermético das disciplinas, a pouca elucidação epistemológica do conceito de mediação no âmbito de alguns estudos da Ciência da Informação e da defesa de que apenas por um viés transdisciplinar é possível rever conceitos, alçar voos epistemológicos mais amplos e menos fechados e ensejar que ementas disciplinares se ocupem de visadas teóricas que contemplem os aspectos culturais aonde acontecem as mediações. As reflexões apontam para a necessidade de levar em conta as complexidades do conceito de mediação e de que o simples aparato organizacional e de oferta da informação não garante uma mediação de fato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Tadeu Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Professo Associado IV da Universidade Federal do Ceará.

Graduado em Biblioteconomia - UFC - 1989

Mestrado em Comunicação e Semiótica - PUC-SP - 1996

Doutorado em Sociologia - UFC - 2002

Atua no ensino e pesquisa de Teorias da Informação e Comunicação; em mediação da informação e comunicação; pesquisa na área de comunicação e cultura; semiótica e semiótica da cultura; estudos de mídia; antropologia da informação e comunicação; cultura popular.

Publicado
2016-06-30
Como Citar
FEITOSA, L. T. Complexas mediações: transdisciplinaridade e incertezas nas recepções informacionais. Informação em Pauta, v. 1, n. 1, p. 98-117, 30 jun. 2016.