PRIMEIRAS VISTAS: APONTAMENTOS PARA UMA DISCUSSÃO EM TORNO DA ANÁLISE DE FILME

  • Meize Regina de Lucena Lucas Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Análise de Filme, Cinema, Documentário, Ficção.

Resumo

No cerne dos debates entre aqueles que se dedicam ao estudo do cinema, uma questão aparece de forma recorrente: haveria uma especificidade do filme documentário em relação ao filme de ficção ou ambos devem ser vistos como discursos, o que anularia uma pretensa diferença entre eles?

Biografia do Autor

Meize Regina de Lucena Lucas, Universidade Federal do Ceará
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1993) , mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) , doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Cinema pela Université Paris III (2004) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará e Membro de corpo editorial do O Olho da História. Tem experiência na área de História , com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, representação.
Publicado
2011-07-18
Como Citar
de Lucena Lucas, M. R. (2011). PRIMEIRAS VISTAS: APONTAMENTOS PARA UMA DISCUSSÃO EM TORNO DA ANÁLISE DE FILME. Passagens, 2(1). Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1151
Seção
Artigos