Notícias ambientais em sites de mídias comerciais, especializados em meio ambiente, de Organizações Não-Governamentais e Governamentais

  • Jane M. Mazzarino Centro Universitário Univates
  • Micael Vier Behs Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Taciane Mantovani Centro Universitário Univates

Resumo

Enquanto lugar que absorve em si as narrativas do mundo, o campo jornalístico parece estar autorizado a construir, através de protocolos e rituais que lhe são específicos, referências e pontos de vista sobre os mais variados temas, inclusive aqueles que dizem respeito à oferta de conteúdos sobre questões de ordem ambiental. O objetivo deste estudo é identificar e comparar os temas ambientais agendados por quatro grupos de sites: de mídias comerciais, de organizações não governamentais; de organizações governamentais e de portais especializados na temática ambiental. O método é quantitativo, baseado na pesquisa bibliográfica e documental em 12 sites. A análise de conteúdo das 1907 notícias, publicadas entre outubro de 2011 e fevereiro de 2012, em todos os veículos analisados dos quatro grupos aponta os temas mais recorrentes e o volume de notícias entre os diferentes tipos de sites, buscando aproximações e distanciamentos entre eles.
Publicado
2016-02-11
Como Citar
Mazzarino, J. M., Behs, M. V., & Mantovani, T. (2016). Notícias ambientais em sites de mídias comerciais, especializados em meio ambiente, de Organizações Não-Governamentais e Governamentais. Passagens, 6(2), 244-262. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/2482
Seção
Artigos