Plantão psicológico: ampliando possibilidades de escuta

Autores

  • Jurema Barros Dantas Universidade Federal do Ceará
  • Adryssa Bringel Dutra Universidade Federal do Ceará
  • Aline Cajado Alves Universidade Federal do Ceará
  • Gabriela Gomes Freitas Benigno Universidade Federal do Ceará
  • Liliana de Sousa Brito Universidade Federal do Ceará
  • Renata Eudócia Melo Barreto Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Plantão Psicológico, sofrimento, acolhimento, saúde.

Resumo

O Plantão Psicológico, enquanto uma modalidade clínica contemporânea que se caracteriza por realizar atendimentos psicoterapêuticos de caráter emergencial destinados à comunidade que a ele recorre espontaneamente, sem a necessidade de agendamento prévio, foi reimplantado em meados de 2015 na Clínica Escola da UFC. Servindo como espaço de acolhimento e de informação e auxiliando as pessoas a terem uma maior autonomia emocional, o Plantão Psicológico vem sendo realizado por estagiários e extensionistas, desenvolvendo e consolidando a partir da sedimentação desta modalidade clínica, o caráter necessariamente transdisciplinar da Clínica Escola. O projeto de extensão do Plantão Psicológico prioriza a qualificação da formação dos discentes do curso de Psicologia com a vivência de diferentes experiências frente às demandas variadas; o fortalecimento de parcerias com instituições de saúde do Estado e, sobretudo, a otimização da fila de espera da Clínica Escola, promovendo atendimento imediato e de qualidade. Acredita-se que o Plantão consolida o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito da universidade, estabelecendo diálogo e intervenção efetiva junto à comunidade em geral. Trata-se do processo de ampliação das possibilidades de escuta clínica que, gradativamente, vem tornando o Plantão Psicológico da Clínica Escola da UFC uma referência no Estado do Ceará.

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Biografia do Autor

Jurema Barros Dantas, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Psicoterapia,
Fenomenologia e Sociedade da UFC (LAPFES).

Adryssa Bringel Dutra, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade
–LAPFES.

Aline Cajado Alves, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade
–LAPFES.

Gabriela Gomes Freitas Benigno, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade
–LAPFES.

Liliana de Sousa Brito, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade
–LAPFES.

Renata Eudócia Melo Barreto, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade
–LAPFES.

Referências

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Publicado

2016-07-30

Como Citar

Dantas, J. B., Dutra, A. B., Alves, A. C., Benigno, G. G. F., Brito, L. de S., & Barreto, R. E. M. (2016). Plantão psicológico: ampliando possibilidades de escuta. Revista De Psicologia, 7(1), 232–241. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/5597

Edição

Seção

Relatos de Experiência