Portal de Periódicos da UFC


 

O Portal de Periódicos da UFC é uma iniciativa conjunta da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Departamento de Ciências da Informação (DCINF) e da Biblioteca Universitária (BU).  O Portal reúne e facilita o acesso às edições atuais e anteriores dos Periódicos científicos digitais de responsabilidade de Pesquisadores da Instituição. O Portal tem como missão, além de ser porto para a disseminação da produção científica da UFC, oferecer apoio aos Editores dos Periódicos da UFC, provendo infraestrutura, treinamento e facilidades de software.

 


Acesse livremente os Periódicos hospedados neste Portal, não é necessário cadastro. Caso deseje receber notícias sobre seus Periódicos preferidos, cadastre-se nos mesmos.

 

 



NOSSOS PERIÓDICOS


Informação em Pauta

Informação em Pauta é um periódico científico eletrônico do Departamento de Ciências da Informação (Decinf) da Universidade Federal do Ceará (UFC), disponível em Open Access, no sistema Serviço de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER).

A revista tem como objetivo divulgar trabalhos que contribuam para o desenvolvimento, fortalecimento e crescimento da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e áreas afins, incentivando a produção de novos conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e demais profissionais de diferentes regiões do país e do exterior.

Com periodicidade semestral, a Informação em Pauta publica contribuições inéditas em três idiomas: português, espanhol e inglês. As avaliações são realizadas às cegas pela Comissão Científica e pelo Conselho Consultivo, e o fluxo de submissão é contínuo. Os artigos compreendem todas as modalidades dos estudos da área de Ciência da Informação, mas eventualmente algumas edições podem lançar edições especiais, que tratem de temas mais específicos da área de estudo em questão.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates.

A Revista Ameríndia - História, Cultura e Outros Combates é um periódico do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, criado em 2006 pelo professor Gerson Galo Ledezma com o intuito de difundir estudos a respeito da História da América, não somente evocando temáticas relacionadas ao período colonial, mas relativas às todas as temporalidades do continente.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Labor

É com grande orgulho que apresentamos a Revista do Labor, que lança as Edições LABOR em um novo momento, expandindo sua publicação para o formato digital. A revista busca refletir o caráter do LABOR, criado com o intuito de tornar-se referência de uma sadia pluralidade de olhares sobre a economia política crítica, a sociologia, a filosofia e a educação como áreas científicas e acadêmicas voltadas ao estudo da realidade social e educacional, relacionadas ao mundo do trabalho. Neste sentido, incentiva-se a possibilidade de convivência acadêmica enriquecedora entre posturas que variam de complementares e semelhantes a paralelas ou, até mesmo, divergentes em pontos específicos.

A Revista do LABOR apresentará, na língua original e em português, artigos e trabalhos de professores e pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras que debatem os temas numa atitude de curiosidade, respeito pela divergência e humildade científica, valores com os quais esperamos que sejam sempre tratadas as diferentes perspectivas teóricas e os diversos olhares lançados sobre a realidade.
Os artigos expostos enfocarão desde questões teóricas a análises empíricas de aspectos da realidade estudados pelos autores. Com os textos, esperamos levantar um debate aberto com os leitores, seja no silêncio de seus argumentos mentais, seja na transformação desta publicação em ponto de partida para seminários, aulas, palestras, grupos de discussão ou outras formas de encontro intelectual e pessoal que possam estimular e alimentar o desenvolvimento de nossas idéias, ou melhor, de nós próprios como pessoas cujo interesse passa pelas questões da sociedade, economia e educação, mas que reconhecemos que não nos resumimos a estas questões.

Sabemos que a grande conquista do conhecimento tem sua base no desenvolvimento humano integral que passa pelo auto-conhecimento, pela simplicidade, pelo ser humano plenamente desenvolvido em equilíbrio. Uma das grandes conquistas do LABOR, que queremos expandir para esta revista, tem sido justamente a convivência plural e diversa, a ruptura com a delimitação de verdades definitivas ou o aprisionamento no dogmatismo. Todo saber, para nós, é aproximação maior ou menor com as estruturas da realidade, saber dialético, mais, ou menos, complexo, mais, ou menos, integrado numa totalidade. Deve, portanto, ser examinado, discutido, aceito ou negado, com ou sem reservas, por cada intelectual que, imbuído da humildade fundamental do sábio, busca, afinal, pensar por si mesmo.

Esta Revista do Labor, articulada com o programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, afirma nosso esforço de fortalecer a produção e a socialização do saber científico, consolidando o LABOR no campo da produção acadêmica. Proporciona, desta forma, espaço para amplo debate sobre o mundo do trabalho e sua relação com o campo educacional, com a Sociologia, a Economia Política Crítica e as teorias críticas da sociedade capitalista. Um dos aspectos a ressaltar é o fato de que há uma convergência básica entre os autores: a crítica ao modo societário que subjuga e impede o pleno desenvolvimento do ser humano integral. Trata-se de uma revista necessária para os dias atuais, enriquecendo as análises realizadas sobre essas temáticas neste início de século.

Por fim, compreendemos que o saber científico é uma produção coletiva, mais ainda a edição e publicação de uma revista científica como a nossa. Agradecemos às contribuições e ao trabalho fundamental dos Comitês Editorial e Científico, e queremos declarar nosso agradecimento especial aos companheiros do LABOR que apoiaram e incentivaram a criação e o desenvolvimento desta revista desde seu estágio de sonho e projeto ate a realização de hoje.

Nossas fraternais
Saudações Socialistas.

Prof. Dr. Enéas Arrais Neto
Coordenador do LABOR/UFC
Editor da Revista do LABOR

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde

A Revista Eletrônica do NUTEDS (Rev. Nuteds) é uma publicação oficial do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC). Constitui publicação eletrônica com revisão por pares, com acesso livre e aberto, publicada quadrimestralmente. Destina-se à publicação de pesquisas originais e revisões relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações nas áreas das Tecnologias Educacionais em Saúde e da Informática Biomédica.


NUTEDS Electronic Journal (Rev. Nuteds) is an official publication by the Nucleus of Technology and Distance Education for Health, affiliated to Federal University of Ceará (NUTEDS/UFC). It is a peer reviewed, free and open access, electronic magazine, released every four months. The main goal is to publish original researches and reviews related to the information and communications technology field related to eLearning applied to health and biomedical areas.


La Revista Electrónica de NUTEDS (Rev. Nuteds) es uma publicación oficial del Núcleo de Tecnologia y Educación a Distancia em la Salud de la Universidad Federal de Ceará (NUTEDS/UFC). Es uma revista electronica de revisión por pares, com acesso libre e aberto, que se publica a cada quatro meses. Su objetivo es publicar resultados originales de investigación e revisiones relacionados com el uso de las Tecnologias Digitales de la Información e de las Comunicaciones em em el ámbito de las Tecnologias Educacionales em la Salud y em la Informática Biomédica.


Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Extensão em Ação

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Argumentos

Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Arquivos de Ciência do Mar

O periódico Arquivos de Ciências do Mar constitui o meio de comunicação científico do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), Universidade Federal do Ceará. Sua distribuição para cerca de 400 instituições nacionais e estrangeiras é gratuita, sendo este intercâmbio a principal fonte alimentadora do acervo da Biblioteca Setorial do LABOMAR

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Contextus

Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão

Revista B2 no Novo Qualis (2012) na Área de Administração, Contabilidade e Turismo - Indexada no DOAJ e Catalogada no Latindex, ULRICH's Web e Portal SEER, Sumários.Org e Portal CAPES de Periódicos e SPELL

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

FISIOTERAPIA & SAÚDE FUNCIONAL

A Revista “Fisioterapia & Saúde Funcional” constitui-se no periódico eletrônico sob a forma de um projeto de extensão do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará – UFC, que objetiva divulgar estudos e resultados de pesquisas na área de Fisioterapia e/ou Saúde Funcional dando visibilidade às temáticas relevantes a este campo de conhecimento através desta publicação digital, cujo propósito precípuo é assegurar de forma sistemática, o incentivo à produção e divulgação do saber desta área em nosso meio.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

GEOSABERES - Revista de Estudos Geoeducacionais

A Revista GEOSABERES constitui-se um veículo de comunicação cultural e científica do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Sua proposta é reunir, periodicamente, contribuições de pesquisas e experiências metodológicas da Geografia Escolar, fomentando a construção coletiva dos Estudos Geoeducacionais. Para isso, acolhe em seu campo temático: questões organizacionais metodológicas da Geografia Escolar; Epistemologia da Educação Geográfica; estudos paisagísticos e territoriais do Patrimônio (Cultural, Ambiental, Imaterial); formação docente e política públicas correlacionadas; estudos culturais, urbanos, agrários, economicos, turísticos e religiosos, preferenciamente vinculados aos aspectos educativos; estudos comunicacionais, artísticos e filosóficos; experiências de trabalho didáticos com recursos midiáticos; resenhas de publicações relativas a essas temáticas. Atualmente, a GEOSABERES possui uma Avaliação B3, no Qualis CAPES da Área de Geografia.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

REVISTA ELETRÔNICA DO GEPPELE

Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol
Para efeito de sugestão, os trabalhos se enquadrarão nas mesmas áreas investigadas e debatidas pelo grupo em suas diversas atividades, a saber:
01. Políticas Linguísticas e Ensino de E/LE
02. Formação de professores de E/LE
03. Práticas Avaliativas e Ensino de E/LE
04. Práticas discursivas e Ensino de E/LE
05. Material Didático e Ensino de E/LE
06. Novas Tecnologias e o Ensino de E/LE
07. Representações Sociais e Construção de Identidades e o Ensino de E/LE
08. Didáticas para o Ensino de E/LE
09. O ensino de E/LE e as relações com os letramentos
10. Cultura e Ensino de E/LE

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Mercator

MERCATOR, Revista de Geografia da Universidade Federal do Ceará e associada à Pós-Graduação em Geografia, visa fortalecer canal de veiculação científico na Geografia Brasileira. Atualmente ocupa papel de destaque na área da geografia, se tratando da única revista do Nordeste com avaliação A1 no QUALIS-PERIÓDICOS 2013 (CAPES).

Criada em 2002, em versão impressa e com periodicidade semestral, no ano de 2008 se consolida como periódico eletrônico, adotando base disponibilizada pelo IBICT (SEER/OJS)  e no sentido de ampliar acesso a seu público e facilitar procedimentos de encaminhamento e análise dos papers submetidos. Em 2009, com o aumento do número de submissões à revista, a periodicidade é alterada para quadrimestral, reforçando ainda mais papel de veiculação do conhecimento na área de geografia.

O acesso eletrônico amplia seu raio de ação, possibilitando acesso gratuito à produção científica veiculada, tanto os números antigos (versão impressa da revista disponibilizada em PDF) como recentes em versão exclusivamente eletrônica.

Que MERCATOR, agora em formato eletrônico, continue instigando reflexões e análises, como evoca seu nome, homenagem ao grande geógrafo reformulador da Geografia no século XVI.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Nomos: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará

REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UFC

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

RCA - Revista Ciência Agronômica

A Revista Ciência Agronômica destina-se à publicação de artigos científicos, artigos técnicos e notas científicas que sejam originais e que não foram publicados (as) ou submetidos (as) a outro periódico, inerentes às áreas de Ciências Agrárias e Recursos Naturais.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Capa da Revista

Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal

A Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal - Brazilian Journal of Hygiene and Animal Sanity - (ISSN 1981-2965 online e prefixo DOI 10.5935) é publicada pela Associação Cientifica dos Médicos Veterinários do Estado do Ceará (AMVECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2007. Apresenta periodicidade trimestral e os artigos nela publicados estão indexados nas bases:AGRICOLA (http://www.nal.usda.gov/AGRICOLA) - The National Agricultural Library (NAL), ashok.drji@gmail.com, Biological Abstracts, CAS www.cas.org - http://www.cas.org/, CAPES - Portal de Periódicos /Qualis (Brasil), Diadorim, DOAJ - Directory of Open Acess Journals (Suécia), e-Revist@as, EMBRAPA, EBSCO Publishing, Fundación Dialnet, Google Scholar / Acadêmico, Journaltocs.ac.uk/index.phphttp://www.informindia.co.in, LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, en Caribe, España y Portugal (México), Portal de Revistas do SEER, Portal RCAAP -http://projecto.rcaap.pt, *Scientific Indexing Services*SIS, SHERPA/RoMEO, SUMÁRIOS.org, "Thomson Reuters Publisher Relations" Science thomsonreuters.com, Ulrich’s, Webqualis e WorldCat.org]. Filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos - (ABEC). A RBHSA é classificada como "B 4" no Web Qualis na área de Medicina Veterinária e "B 5" na área de Biotecnologia.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA

REDE – Revista Eletrônica do Prodema é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará interdisciplinar que enfoca a ciência e as práticas relativas ao desenvolvimento sustentável, fenômeno complexo e dinâmico.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

RENE - Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste

Publicar trabalhos originais e inéditos de autores brasileiros e de outros países, que contribuam para o conhecimento e desenvolvimento da Enfermagem, da saúde e ciências afins.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Passagens do Mestrado em Comunicação da UFC

Revista Passagens

Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará

Diretor do Instituto de Cultura e Arte da UFC
Sandro Thomaz Gouveia
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Marcelo Dídimo

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista de Geologia

Revista de Geologia

REVISTA DE GEOLOGIA constitui um periódico indexado sob número ISSN 0103-2410, editado em língua portuguesa, com ampla divulgação para mais de 230 bibliotecas de universidades públicas e privadas brasileiras, latino-americanas e européias, assim como para bibliotecas de órgãos públicos nacionais da área das Geociências. Criada em 1987, a REVISTA DE GEOLOGIA teve o seu primeiro número lançado em julho de 1988. Hoje, já são 28 volumes publicados anualmente, estando atualizada com o número de 2002 disponível na forma impressa e digital.

A Revista de Geologia informa que os volumes de 2016 já estão fechados.
Novas submissões só serão aceitas para publicação em 2017.


Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista de Letras

Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

DIALECTUS - Revista de Filosofia

A Dialectus- Revista de Filosofia (ISSN 2317-2010) é o periódico científico vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC, com Qualis B4. Sua política editorial abrange estudos de pesquisadores voltados para as principais áreas da Filosofia. Seguindo essa linha a revista objetiva ser um espaço editorial de rigorosa discussão filosófica,  estando aberta à participação de pesquisadores das mais diferentes regiões do país e do mundo, a partir de edições temáticas.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista de Ciências Sociais

A Revista de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi criada em 1970, com periodicidade semestral, traduzindo o desenvolvimento da pesquisa e das atividades docentes do então Departamento de Ciências Sociais e Filosofia. A Revista tem como objetivo divulgar os resultados de pesquisas empíricas e teóricas em antropologia, sociologia e ciência política.

Diferentes momentos nortearam a dinâmica da Revista, interferindo no seu perfil. Na primeira fase, que vai de 1970 a 1975, a revista expressou, principalmente, a produção de pesquisadores locais, incluindo também trabalhos de professores que mantinham interlocução com o Departamento de Ciências Sociais e Filosofia. Um outro momento tem início, em 1976, com a criação do curso de Mestrado em Sociologia do Desenvolvimento, na UFC, ampliando-se, assim, o espaço de interlocução da Revista. Nesse longo período, ela consegue consolidar-se e firmar um espaço de reflexão, como importante veículo de difusão dos trabalhos de profissionais de ciências sociais, provenientes de várias universidades brasileiras. A partir de 1990, os novos desafios acadêmicos repercutem na ampliação das tarefas editoriais, dando origem a um Comitê Editorial, formado por três professores, que passaram a dirigir o periódico, e um Corpo Editorial, constituído por Cientistas Sociais de instituições nacionais e estrangeiras. Decorridas mais de duas décadas de funcionamento e com a criação do curso de Doutorado em Sociologia, em 1994, as preocupações têm-se voltado, desde então, para a articulação da Revista com a pós-graduação, no país, e sua inserção no cenário acadêmico nacional e internacional.

Se, inicialmente, a Revista refletia um padrão temático mais voltado para a chamada questão regional, ao longo do tempo, a diversidade proveniente de colaborações interinstitucionais imprimiu uma marca decisiva. Assim, o ecletismo da fase inicial foi, aos poucos, sendo substituído por edições temáticas, definidas em torno de um dossiê, evidenciando um esforço, nem sempre fácil de ser concretizado, de abertura dos canais de comunicação entre diferentes campos do conhecimento e busca da interdisciplinaridade. Essa perspectiva vem permitindo à Revista um padrão de flexibilidade sintonizado com a renovação e adaptação aos novos caminhos da produção em Ciências Sociais.

Talvez tenha sido justamente pela abertura e disposição em receber as mais diversas contribuições, sem fechamentos em torno de instituições, escolas ou tendências, que a Revista conseguiu sobreviver, sem interrupções, por mais de três décadas, procurando se renovar e se atualizar, permanentemente.

Atualmente, a Revista conta com um corpo editorial de projeção nacional e internacional, recebe colaboração de pesquisadores de várias instituições importantes no campo das ciências sociais e mantém uma distribuição nas principais bibliotecas da Europa, América Latina e Estados Unidos.

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista de Psicologia

Revista vinculada ao programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.

ISSN 2179-1740

A Revista de Psicologia da Universidade Federal do Ceará  foi fundada em 1983 em formato impresso e restaurada em 2010 em formato eletrônico.

Revista  indexada no Qualis/CAPES, LATINDEX e PsiPeriódicos.

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Transversal -Revista em Tradução

A Transversal- Revista em Tradução publica artigos originais e inéditos que tratem da discussão sobre estudos da Tradução nas diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Além da seção temática específica da revista, publicam-se ainda traduções de textos que já estejam em domínio público, resenhas de livros da área em questão, publicados nos últimos cinco anos, e ensaios de interesse mais amplo no âmbito da área de Linguística, Letras e Artes.

Todos os artigos submetidos à revista serão avaliados pelo Conselho Editorial, e/ou por consultores ad hoc, que emitirão parecer favorável ou desfavorável à  publicação.

Prazo para submissão de trabalhos para o número 1, 2016: 31 de maio de 2016.

Proposta temática dos referidos números: multitemático

Endereço para envio de trabalhos: tradução.ufc@hotmail.com, tendo como identificação de mensagem Transversal – artigo para apreciação


ISSN 2446-8959

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar