Exame citopatológico: compreensão de mulheres rurais acerca da finalidade e do acesso

Authors

  • Igho Leonardo do Nascimento Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
  • Renata Barbosa Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Isaura Danielle Borges de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Rose Danielle de Carvalho Batista UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Antonia Sylca de Jesus Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Caroline da Silva Sousa

Keywords:

Conhecimento, Acesso aos Serviços de Saúde, Teste de Papanicolaou, Neoplasias do Colo do Útero, Atenção Primária à Saúde.

Abstract

Objetivo: descrever a compreensão de mulheres rurais sobre a finalidade e o acesso ao exame citopatológico. Métodos: qualitativo, com 15 mulheres. Coleta realizada por meio de roteiro de entrevista semiestruturado, sendo adotada análise de conteúdo. Resultados: o estudo identificou que as mulheres tinham compreensão insuficiente sobre o motivo de realização do exame, tanto na questão da prevenção quanto no diagnóstico do câncer do colo do útero. Para conseguir realizar o exame, as mulheres também demonstraram ter dificuldades mediante o difícil acesso ao exame citopatológico e a pouca frequência da equipe Estratégia Saúde da Família às comunidades rurais avaliadas. Conclusão: a compreensão da finalidade do exame citopatológico encontra-se insuficiente e o acesso é inadequado. Essa condição representa um risco ao acometimento de câncer do colo do útero em mulheres rurais.

Published

2016-10-30

How to Cite

Carvalho, I. L. do N., Nunes, R. B., Sousa, I. D. B. de, Batista, R. D. de C., Sousa, A. S. de J., & Sousa, C. da S. (2016). Exame citopatológico: compreensão de mulheres rurais acerca da finalidade e do acesso. Rev Rene, 17(5), 610–617. Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/6183

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)