Implicações para o cuidado de enfermagem de egressos de unidade neonatal com condições crônicas

Authors

  • Tatiana Silva Tavares Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roseni Rosângela de Sena Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elysângela Dittz Duarte Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Doença Crônica, Crianças com Deficiência, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem Familiar, Enfermagem de Atenção Primária.

Abstract

Objetivo: compreender as implicações para o cuidado de enfermagem de crianças egressas de terapia intensiva neonatal com condições crônicas. Métodos: estudo qualitativo com 14 mães de crianças com condições crônicas. Realizou-se entrevista individual e Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade. Dados submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: identificou-se que as condições crônicas determinaram a necessidade de cuidados contínuos, de complexidade variável e em maior frequência que o usual pelas crianças no domicílio, na comunidade e na rede de serviços. Verificaram-se situações vivenciadas pelas mães no cotidiano de cuidado que devem ser consideradas por enfermeiros na prática. Conclusão: as especificidades das necessidades dessas crianças requerem maior inserção e capacitação dos enfermeiros para a educação em saúde de cuidadores, o cuidado compartilhado no domicílio e o gerenciamento do cuidado na atenção primária, de forma a favorecer a adaptação e o bem-estar da família, visando continuidade do cuidado.

Author Biographies

Tatiana Silva Tavares, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Enfermeira do CTI Pediátrico do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Roseni Rosângela de Sena, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Enfermagem. Professora Emérita do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública.

Published

2016-10-30

How to Cite

Tavares, T. S., Sena, R. R. de, & Duarte, E. D. (2016). Implicações para o cuidado de enfermagem de egressos de unidade neonatal com condições crônicas. Rev Rene, 17(5), 659–667. Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/6197

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)