USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO: a produção científica no periódico ‘Perspectivas em Gestão & Conhecimento’

Autores

  • Eliane Bezerra Paiva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Francisca Arruda Ramalho Universidad Complutense de Madrid (UCM)

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20647

Palavras-chave:

Usuário da informação, Estudos de usuário, Produção científica, Periódico

Resumo

O estudo da produção científica é um importante indicador das tendências de qualquer área do conhecimento. Para entender como se configura a produção sobre "Usuários da Informação" no periódico, "Perspectivas em Gestão & Conhecimento", realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, com o objetivo de mapear e analisar a produção científica sobre Usuários da Informação publicada no referido periódico, no período de 2011 a 2016. Justifica-se a realização da pesquisa por se tratar de uma temática ainda pouco explorada na literatura da área e porque não se conhece estudo semelhante apresentado no referido periódico. A metodologia pauta-se numa abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se a Análise de Conteúdo de Bardin para a análise qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam que, no período estudado, o periódico publicou 12 produções que enfocam aspectos como Uso da Informação, Usabilidade, Comportamento Informacional e Usuários da Informação. Conclui-se que, em termos quantitativos, o montante da produção sobre Usuários da Informação ainda é pequeno, comparado com o da produção publicada no periódico no período estudado. Entretanto, a produção é de qualidade relevante, principalmente para a temática Comportamento Informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-02

Como Citar

PAIVA, Eliane Bezerra; RAMALHO, Francisca Arruda. USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO: a produção científica no periódico ‘Perspectivas em Gestão & Conhecimento’. Informação em Pauta, [S. l.], v. 2, n. especial, p. 47–68, 2017. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20647. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20647. Acesso em: 19 abr. 2024.