Responsabilidade social e competências em informação na biblioteca multinível

Palavras-chave: Ciência da Informação. Responsabilidade social. Biblioteca multinível.

Resumo

Objetiva apresentar reflexão teórica sobre a responsabilidade social e as competências em informação na biblioteca multinível. Discute o lado social da Ciência da Informação e o conceito de biblioteca multinível, perpassando por uma análise do processo de inclusão/exclusão que ocorre a partir do surgimento desse novo tipo de biblioteca com a criação dos Institutos Federais em 2008 no Brasil. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizado um recorte temporal de 2008 a 2018 no Portal de Periódicos da CAPES, com a finalidade de verificar publicações na Ciência da Informação, seus principais autores e as abordagens existentes que relacionam o desenvolvimento de competências em informação com a responsabilidade social da biblioteca multinível. Foram realizadas buscas por termos isolados e combinados. A escolha dos termos levou em consideração os termos expressos na missão e nos valores comumente encontrados nessas unidades de ensino. O artigo aponta estudos e pesquisas viáveis para o campo da Ciência da Informação numa perspectiva social, visando o aperfeiçoamento da atuação da biblioteca multinível frente às questões de inclusão e a compreensão por parte da comunidade científica sobre o papel social da biblioteca multinível, seus desdobramentos e suas implicações teóricas e práticas na sociedade.

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Biografia do Autor

Jobson Louis Santos de Almeida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Substituto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Professor Associado I da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)


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Publicado
2019-07-04
Como Citar
ALMEIDA, J. L. S. DE; FREIRE, G. H. DE A. Responsabilidade social e competências em informação na biblioteca multinível. Informação em Pauta, v. 4, n. 1, p. 9-28, 4 jul. 2019.