Biblioteca escolar em Adriana Bogliolo Sirihal Duarte

práticas e possibilidades

Autores

  • Maria L Amorim Antunes UFMG

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.41085.136-155

Palavras-chave:

Biblioteca escolar 2. Comportamento informacional, Práticas informacionais.

Resumo

O ensaio que se apresenta atende ao objetivo de ressaltar algumas das contribuições da docente Adriana Bogliolo Sirihal Duarte para a área da biblioteca escolar. Para tanto se destacam dois quesitos: a produção bibliográfica e o grupo de estudos liderado por ela: Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (EPIC). Sendo assim, traçou-se um pequeno panorama sobre a biblioteca escolar Foram revisitados os estudos considerados de maior interesse e as temáticas apreendidas foram sintetizadas e dialogadas com as temáticas trabalhadas pelo EPIC. A “metodologia” empregada foi consulta ao currículo da mesma na base Lattes e em seu site pessoal, nos quais foram feitas duas triagens. Na primeira foram elencadas as categorias de publicação e comunicação consideradas para análise, com os respectivos materiais. Em uma segunda triagem, foi feita uma seleção do material atendendo a critérios como: última realização, os estudos considerados essenciais e um que compreende um estudo de comportamento informacional, anterior ao EPIC. Conclui-se que a grande versatilidade da profissional expressa no vasto legado deixado, evidencia o interesse em conceber um padrão de estudos bastante diversificado para uma biblioteca escolar cada vez mais efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Maria L. A.; SIRIHAL DUARTE, Adriana B. Guided inquiry e Construtivismo: novos métodos de aprendizagem e a biblioteca escolar. Bibl. Esc. em R., Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 19-35, 2016.

ARAÚJO, Carlos A. A. O que são “Práticas Informacionais”? Inf. Pauta, Fortaleza, CE, v. 2, número especial, out. 2017.

CAMPELLO, et al. Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte. Encontros Bibli: v. 18, n. 37, p. 123-156, mai./ago., 2013. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n37p123

EPIC. Estudos em Práticas Informacionais e Cultura. Disponível em: [http://epic.eci.ufmg.br/]. Acesso: abr. 2019.

FELIX, Andreza F.; SIRIHAL DUARTE, Adriana B. A biblioteca escolar como espaço diferenciado: a perspectiva da cultura escolar. Bibl. Esc. em R., Ribeirão Preto, v. 3, n. 2, p. 1-14, 2015.

NUNES, Jefferson Veras; CARVALHO, Rafaela Pereira de; LIMA, Juliana Soares. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte. Inf. Pauta, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 121-124, jul./dez. 2018.

PAIVA, Marília M. A. de; SIRIHAL DUARTE, Adriana B. Biblioteca Escolar: o que é? Educação em Foco, ano 19 - n. 29 - set/dez. 2016 - p. 87-106.

ROCHA, Janicy A. P; GANDRA, Tatiane K. Práticas informacionais: elementos constituintes. Inf. Inf., Londrina, v. 23, n. 2, p. 566 – 595, maio/ago. 2018.

ROCHA, Janicy A. P; SIRIHAL DUARTE, Adriana B; PAULA, Claudio P.A. Modelos de práticas informacionais. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 36-61, jan/abr. 2017.

SAVOLAINEN, Reijo. Everyday information practices: a social phenomenological perspective. Lanham, MD: Scarecrow Press, 2008b.

SAVOLAINEN, Reijo. The behaviour/practice debate: a discussion prompted by Tom Wilson's review of Reijo Savolainen's Everyday information practices: a social phenomenological perspective. Lanham, MD: Scarecrow Press, 2008a. Disponível em: [http://informationr.net/ir/14-2/paper403.html].

SIRIHAL DUARTE, Adriana B. LATTES Disponível em: [http://lattes.cnpq.br/9949542393844746]. Acesso: abr. 2019.

SIRIHAL DUARTE, Adriana B. Liderar, ensinar e apoiar: o papel e a expertise do bibliotecário escolar da Flórida para uma reflexão no contexto brasileiro. Bibl. Esc. em R., Ribeirão Preto, v. 5, n. 2, p. 1-20, 2017.

SIRIHAL DUARTE, Adriana B. Website. Disponível em: [http://bogliolo.eci.ufmg.br/]. Acesso: abr. 2019.

WILSON, Tom D. Review of: Savolainen, Reijo: Everyday information practices: a social phenomenological perspective. Lanham, MD: Scarecrow Press, 2008. Information Research, 14(1), review no. R327. Disponível em: [http://informationr.net/ir/reviews/revs327.html]. Acesso: abr. 2019.

Downloads

Publicado

2019-05-13

Como Citar

ANTUNES, Maria L Amorim. Biblioteca escolar em Adriana Bogliolo Sirihal Duarte: práticas e possibilidades. Informação em Pauta, [S. l.], v. 4, n. Especial, p. 136–155, 2019. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.41085.136-155. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41085. Acesso em: 28 mar. 2024.