Mediação e Competência em Informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC

Autores

  • Larisse Macedo de Almeida Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41295.91-92

Palavras-chave:

Mediação da Informação, Competência em Informação, Biblioteca Universitária, Profissional Bibliotecário.

Resumo

No ambiente universitário a biblioteca possui importante papel na formação dos discentes como indivíduos críticos, autônomos e com habilidades voltadas para o acesso e apropriação da informação. Nesse contexto, as ações de mediação do bibliotecário devem possibilitar sua interferência no processo de aquisição da informação visando a apropriação da mesma para possibilitar a construção do conhecimento do usuário. Assim, nosso objetivo consiste em analisar a percepção, sobre a mediação e competência em informação, dos bibliotecários no processo de construção do conhecimento científico no ambiente universitário. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso do método exploratório. Os dados coletados a partir de questionários e entrevista realizados com bibliotecários que atuam na Comissão de Educação de Usuários do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Ceará foram analisados pela técnica de análise de conteúdo a partir do estabelecimento de categorias. Com isso, verificamos que a distinção entre o conceito de habilidade e competência não está internalizada na compreensão dos bibliotecários, necessitando ser abordada com maior profundidade pois,  mesmo ambas sendo colocadas em prática cotidianamente, essa lacuna acaba não permitindo que associem a competência ou habilidade específica a uma atividade particular. Os profissionais compreendem a essência dos conceitos de mediação e competência em informação, mas não explicitam o entrelaçamento das temáticas. Ainda assim, a Comissão busca alinhar constantemente seu planejamento com as necessidades dos usuários, destarte, concluímos que o desenvolvimento das atividades da Comissão vem contribuindo para a consolidação da cultura de pesquisa no ambiente acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larisse Macedo de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Mestrado em Ciência da Informação - Universidade Federal do Ceará. Graduação em Biblioteconomia - Universidade Federal do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação.

Publicado

2019-07-05

Como Citar

ALMEIDA, Larisse Macedo de. Mediação e Competência em Informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC. Informação em Pauta, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 91–92, 2019. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41295.91-92. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41295. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses