Motivações e critérios para publicação de artigos científicos

Autores

  • Mariana Paranhos de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rodrigo Silva Caxias de Sousa UFRGS - (51)33085336

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.42703.54-73

Palavras-chave:

Artigo científico

Resumo

Analisa o comportamento informacional dos pesquisadores do PGGO – UFRGS[1] focado nos critérios e motivações de publicação de artigos em periódicos científicos. Apresenta uma pesquisa mista, quali-quantitativa, com a aplicação de um questionário junto aos pesquisadores do PPGGO. Arrola os critérios de busca, seleção e uso da informação que tenham por objetivo a publicação. Categoriza as motivações dos pesquisadores no momento da publicação de artigos em periódicos científicos. Lista os periódicos mais utilizados para publicação pelos pesquisadores da área. Conclui que tanto os critérios que condicionam a busca de informação em relação a escolha do periódico científico a ser publicado o artigo quanto o que é levado em consideração na seleção dos canais científicos calcam-se principalmente no Fator de Impacto do periódico, na Tabela Qualis da CAPES e na temática do periódico. Ressalta também a importância aferida aos periódicos internacionais, principalmente aos escritos em língua inglesa. Observa quanto as motivações para publicação de artigos que os itens mais importantes versam sobre o reconhecimento acadêmico advindo da publicação, a possibilidade de ser citado por outros autores e o tema ser do seu interesse e enfoque.

 

[1] Trabalho realizado com financiamento do CNPq (Processo - 431367/2016-7).

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Biografia do Autor

Mariana Paranhos de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Químicas da vida e saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é servidora pública da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo atividades técnicas administrativas junto a PROPLAN/DPG. Exerce a função de Tutora 1 dos cursos de Treinamento EAD do SEI - Conecte-se UFRGS.
Tem experiência na área de biblioteconomia, atuando principalmente com temas da educação infantil e produção científica. Atualmente, pesquisa sobre abordagens didático-pedagógicas para o Ensino de Ciências, com enfoque em Ciências da Natureza e Educação Ambiental e avaliação da pós-graduação no Brasil.

Rodrigo Silva Caxias de Sousa, UFRGS - (51)33085336

Professor Adjunto III do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (2000). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2003). Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atuou em bibliotecas escolares, universitárias e centros de informação. Consultor em Informação e Documentação na empresa GLT Informação e Documentação. Tem experiência em bibliotecas comunitárias, escolares e universitárias, atuando nos setores de multimeios referência e processamento técnico.

Áreas de interesse de pesquisa:

  • Condicionantes do comportamento informacional na produção, comunicação e divulgação científica
  • Processos de comunicação científica entre ciência (cientistas) e sociedade (público leigo) na web
  • Estudos de gênero e etnia na ciência

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

OLIVEIRA, Mariana Paranhos de; SOUSA, Rodrigo Silva Caxias de. Motivações e critérios para publicação de artigos científicos. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 54–73, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.42703.54-73. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/42703. Acesso em: 29 mar. 2024.