Tomada de decisão médica cocriada

uma interação teórica entre a cocriação de valor e a tomada de decisão médica compartilhada

Autores

  • Jason Amorim

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5iespecial1.2020.43513.68-83

Palavras-chave:

Cuidado Centrado no Paciente, Cocriação de Valor, Tomada de Decisão Médica Compartilhada, Tomada de Decisão Médica Cocriada

Resumo

O objetivo deste estudo é a interação conceitual da cocriação de valor com uma teoria da área de saúde, a tomada de decisão médica compartilhada, visando a saúde e o bem-estar do paciente, através do engajamento dos stakeholders. A proposta desta interação teórica é o que passa a ser denominado de Tomada de Decisão Médica Cocriada (TDMC), a qual proporcionará entender quais os stakeholders, e quais as preferências e atividades dos pacientes influenciam nas tomadas de decisões. Quanto ao avanço em relação à tomada de decisão médica compartilhada, a TDMC propõe o engajamento de novos stakeholders como outros provedores de saúde, os amigos do paciente e outros pacientes da mesma enfermidade, com o foco na geração de valor para o paciente através da cocriação. A TDMC propõe também o engajamento do paciente em práticas de atividades prazerosas. O impacto que se espera com o desenvolvimento da teoria da TDMC é um maior engajamento de pacientes de diversas doenças em seus próprios tratamentos, bem como o engajamento de outros stakeholders, além do incentivo às práticas de atividades prazerosas ao paciente. E, por consequência, proporcionar saúde e bem estar a uma parcela significativa da sociedade.

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Biografia do Autor

Jason Amorim

Doutorando em Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2020-03-01

Como Citar

AMORIM, Jason. Tomada de decisão médica cocriada: uma interação teórica entre a cocriação de valor e a tomada de decisão médica compartilhada. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. especial, p. 68–83, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5iespecial1.2020.43513.68-83. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43513. Acesso em: 19 abr. 2024.