Relações teórico-conceituais entre identidade e memória na perspectiva da Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.4428

Palavras-chave:

Memória, Identidade, Ciência da Informação

Resumo

Trata das relações práticas entre os conceitos memória e identidade a partir da perspectiva da Ciência da Informação. Utiliza-se dos autores Bergson (1999), Halbwachs (2006), Ricouer (2007) e Candau (2011) para abordar a temática da memória e identidade discutindo os principais conceitos propostos pelos autores para entender o processo de construção da identidade. Os conceitos são levados para a Ciência da Informação a fim de perceber a importância da discussão dessas temáticas, colocando os profissionais da informação como sujeitos sociais capazes de discutir e entender esse processo, sobretudo por perceber a representação da identidade inserida na sociedade da informação.

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Biografia do Autor

Edilson Targino Melo Filho, Instituto Federal de Pernambuco

Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia.

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Publicado

2016-12-18

Como Citar

MELO FILHO, Edilson Targino. Relações teórico-conceituais entre identidade e memória na perspectiva da Ciência da Informação. Informação em Pauta, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 116–130, 2016. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.4428. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/4428. Acesso em: 28 mar. 2024.