A contribuição da Biblioteca Universitária na avaliação do ensino-aprendizagem no âmbito da Educação Superior

Autores

  • Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.61591.215-216

Palavras-chave:

Biblioteca universitária

Resumo

O campo da avaliação educacional, por sua relevância na busca da qualidade do ensino, tornou-se uma seara que se manifesta em diferentes articulações e aproximações. Desta premissa, depreende-se a possibilidade do surgimento de novas abordagens avaliativas. Com base no enunciado, esta pesquisa tem como hipótese de que a biblioteca universitária, dada a sua relevância na composição do sistema educacional, possui o arcabouço necessário para, em parceria com outros elementos educacionais, propor um modelo de avaliação na medida em que sua participação na educação se estende por todo o processo de ensino. O objetivo desta tese é estabelecer a interrelação entre biblioteca universitária e avaliação do ensinoaprendizagem com o intuito de propor um modelo integrativo de avaliação no âmbito universitário. É uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, visto que as questões educacionais se adaptam melhor a uma proposta onde a tessitura das relações humanas alcança uma aproximação mais concreta com a sociedade. A concepção do modelo deu-se a partir de três momentos: do referencial teórico de Luckesi, Hoffmann e Perrenoud no contexto da avaliação do ensino-aprendizagem; no ãmbito da biblioteca universitária, deu-se a partir dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES) e dos dados coletados através de um questionário e entrevista com professores e biblioteca que foram analisados através da análise de conteúdo. O locus inspirador da pesquisada foi a Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) da Universidade Federal do Ceará (UFC). As análises apontam que é possível ocorrer o protagonismo da biblioteca universitária no processo de avaliação, visto sua inserção contínua no sistema escolar de ensino. Conclui-se apresentando um modelo de avaliação educacional a fim de disponibilizar aos professores uma prática avaliativa integrada com o cotidiano da sala de aula, onde docentes e discentes se beneficiem mutuamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra, Universidade Federal do Ceará

Professora do departamento de Ciências da Informação - UFC e doutoranda em Educação Brasileira - UFC

Referências

GUERRA, Maria Áurea Montenegro Albuquerque. A contribuição da Biblioteca Universitária na avaliação do ensino-aprendizagem no âmbito da Educação Superior. Orientação: Maria Giovanna Guedes Farias. Coorientação: Lidia Eugenia Cavalcante. 2019. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50151. Acesso em: 20 dez. 2020.

Publicado

2020-12-29

Como Citar

GUERRA, Maria Aurea Montenegro Albuquerque. A contribuição da Biblioteca Universitária na avaliação do ensino-aprendizagem no âmbito da Educação Superior. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 215–216, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.61591.215-216. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61591. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)