Formação e prática profissional do/a revisor/a de textos

muito além do verbal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62583.159-175

Palavras-chave:

Textos publicitários e institucionais. Revisão de textos. Multimodalidade.

Resumo

Entre as profissões mais tradicionais, no entanto menos reguladas, da cultura e da informação está a do/a revisor/a de textos. Embora conste na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) entre as atividades da comunicação social, há pouca clareza prática sobre quem é esse/a profissional e quais suas atribuições. Antes visto como um defensor das regras gramaticais, que buscava apenas os ajustes à norma-padrão da língua, hoje o/a revisor/a de textos, além de analisar aspectos como coesão, coerência, ortografia e sintaxe, também deve observar questões de discurso e o contexto de produção, circulação e recepção dos textos. Em textos publicitários e institucionais, essa análise visa à verificação da gramática, mas, muito além disso, é observada a situação mais ampla de linguagem. Assim, o/a revisor/a se vê diante de textos com vários níveis de leitura; e necessidades relacionadas às demandas dos autores-clientes, tais como comunicar, persuadir e gerar identificação com o público. Além disso, o/a revisor/a de textos publicitários e institucionais precisa estar atento/a a aspectos multimodais das peças que revisa. Nosso objetivo aqui, então, é, com base em peças gráficas reais, refletir sobre as necessidades da formação e da prática profissional do/a revisor/a que atua em contextos organizacionais.

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Biografia do Autor

Jessica Camila Soares, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - PPGEL

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG. Bacharel e licenciada em Letras pela PUC Minas e especialista em Revisão de Textos também pela PUC Minas.

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - PPGEL

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG. Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG. Bacharel e licenciada em Letras pela UFMG.

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Publicado

2021-05-30

Como Citar

SOARES, Jessica Camila; RIBEIRO, Ana Elisa. Formação e prática profissional do/a revisor/a de textos: muito além do verbal . Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. especial, p. 159–175, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62583.159-175. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/62583. Acesso em: 24 abr. 2024.