Percepções conceituais da gestão do conhecimento para bibliotecas técnico-acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.62800.1-16

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Gestão do Conhecimento em Bibliotecas, Bibliotecas técnico-acadêmicas

Resumo

O trabalho discute perspectivas conceituais da gestão do conhecimento para bibliotecas, especificamente as ligadas aos Institutos Federais do Brasil. O estudo tem a seguinte condição problematizadora: em que medida a gestão do conhecimento é capaz de possibilitar ações no sentido de estimular e facilitar a criação, o armazenamento, o compartilhamento e o uso do conhecimento no contexto de atuação das bibliotecas técnico-acadêmicas? Os objetivos são investigar os conceitos de gestão do conhecimento e de gestão do conhecimento em bibliotecas a fim de fundamentar a pesquisa em curso do Programa de Doutoramento em Ciência da Informação da Universidade Fernando Pessoa. A pesquisa se caracteriza quanto aos fins como exploratória e descritiva. E quanto aos meios, como bibliográfica mediante um diálogo com autores e textos diversos que abordam conceitualmente a referida temática. Conclui-se que ao trabalhar na perspectiva da gestão do conhecimento no âmbito das bibliotecas técnico-acadêmicas, têm-se em vista proporcionar o desenvolvimento de uma filosofia de trabalho apoiada em práticas de compartilhamento de ideias, conteúdos, procedimentos e armazenamento, visando a médio e longo prazo a construção de uma nova cultura nesses ambientes que possa gerar novos conhecimentos, buscando durante esse processo a inovação em suas práticas profissionais e organizacionais.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique da Silva Sousa, Universidade Fernando Pessoa

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal). Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Avaliador interno de cursos técnicos e superiores do IFCE.

Luis Borges Gouveia, Universidade Fernando Pessoa

Possui graduação em Licenciatura em Matemáticas Aplicadas/Informática pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (1989), mestrado em Engenharia Electrotecnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1994) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Lancaster (2002). Atualmente é professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias de informação e da comunicação, sociedade da informação, distance learning, information technologies e cidades e regiões digitais.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

SOUSA, Carlos Henrique da Silva; GOUVEIA, Luis Borges. Percepções conceituais da gestão do conhecimento para bibliotecas técnico-acadêmicas. Informação em Pauta, [S. l.], v. 7, n. 00, p. 1–16, 2022. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.62800.1-16. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/62800. Acesso em: 19 abr. 2024.