Fatores estressores e a síndrome de Burnout em bibliotecas universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.67916.13-31

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout. Labor. Fatores estressores. Bibliotecário. Universidade Federal de Pernambuco.

Resumo

A pesquisa objetivou analisar ocorrência de fatores estressores que podem ocasionar a Síndrome de Burnout no labor do bibliotecário. Para tanto, buscou-se evidenciar conceitos, dimensões e elementos constitutivos da referida Síndrome, indicar fatores estressores nas bibliotecas, e averiguar meios preventivos e de intervenção. Trata-se de pesquisa descritiva com objetivo exploratório e abordagem qualitativa. Caracteriza-se por estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco, com trinta e um bibliotecários como sujeitos. O instrumento de coleta de dados foi o questionário com questões voltadas para fatores sociodemográficos e temas pertinentes ao labor dos bibliotecários. Utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin, com categorias em classificação e inferências, destacando aportes da autora Benevides-Pereira como diretriz teórica. Como resultado, tem-se que o ambiente laboral do bibliotecário é propenso a alguns fatores estressores sejam eles internos e(ou) externos de personalidade e(ou) de cunho organizacional. Ressalta-se a necessidade de intervenção em bibliotecas outras, onde já ocorre a incidência de acometimento da Síndrome ou problemas relativos aos fatores estressores. Indica-se o uso de medidas preventivas em bibliotecas universitárias, incluindo ações a partir das Áreas de Gestão dos Sistemas de Bibliotecas, da Saúde e Qualidade de Vida, e da Gestão de Pessoas.

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Biografia do Autor

Ana Gláucia de Lima Sebastião do Carmo

Mestre em Ciência da Educação e Multidisciplinaridade (UGF), Especialização em Docência do Ensino Superior (FJB) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Adversidade e Inclusão (UFRPE), Graduação em Pedagogia (UVA) e Bacharel em Biblioteconomia (UFPE), Formação em Tutoria em AVA pelo curso Ágape. Atuou como Ministrante e Membro da Organização do Evento InovaBIblio: estratégias de gestão para unidade de informação, promovido pelo departamento de Ciência da Informação do CAC (UFPE), exerceu a função de Monitoria na disciplina Formação e Desenvolvimento de Coleções, departamento de Ciência e Informação CAC (UFPE).

Sonia Aguiar Cruz-Riascos, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Pós-Doutorado em Ciência da Informação, Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação (Unb), Especializações em Inteligência Competitiva (UnB) e Administração (UFBA), Graduação em Biblioteconomia (UnB). Experiência em Biblioteconomia, Arquivologia e Gestão da Informação em diversos campos de atuação: indústria e comércio, saúde, agricultura e educação. Atualmente, docente dos Cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação na UFPE. Coordena o projeto de pesquisa sobre Acessibilidade: informação e educação para a democracia. Atua como Membro do Grupo de Pesquisa da Rede Cariniana, vinculado ao CNPq, na linha de Curadoria digital. Atuou em projetos sobre repositórios digitais e continua desenvolvendo estudos na área. Membro integrante da Rede Nordeste de Repositórios Digitais. Participa como Membro do Comitê Curador de Arte e Cultura da UFPE, na área de Patrimônio. Áreas de estudo e pesquisa: Ciência Aberta, Repositórios Digitais, Preservação Digital, Gestão da Informação e do Conhecimento, GLAM (Galerias, Bibliotecas, Arquivos e Museus), Cultura e Serviços.

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Publicado

2021-05-30

Como Citar

CARMO, Ana Gláucia de Lima Sebastião do; CRUZ-RIASCOS, Sonia Aguiar. Fatores estressores e a síndrome de Burnout em bibliotecas universitárias. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. especial, p. 13–31, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.67916.13-31. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/67916. Acesso em: 20 abr. 2024.