Informação, cultura e trabalho em pauta

Palavras-chave: Editorial

Resumo

Os trabalhos apresentados neste número são oriundos do VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO E IDENTIDADE (SITRE), especificamente do Grupo de Trabalho (GT- 19): “Trabalho e formação profissional nos campos da informação e da cultura”. O evento aconteceu em 2020, no formato virtual em decorrência da pandemia de Covid-19, contando, inclusive, com um GT (32) específico para discutir: “Trabalho precarizado e a pandemia da Covid-19”, temática que ganhou ainda mais relevância dado o aumento do negacionismo científico, abalo da democracia e, sobretudo, precarização das condições de trabalho. O GT 19 surgiu, inicialmente, como um prolongamento do GT 06: “Informação, educação e trabalho” do ENANCIB, tendo como uma das principais expoentes a Prof.ª Helena Maria Tarchi Crivellari, que, conjuntamente com o Prof. Francisco das Chagas de Souza e a Prof.ª Miriam Vieira Cunha, ambos aposentados, ajudou a dar um contorno menos endógeno ao ampliar a discussão da área para um possível diálogo com a Educação. Foi a partir desse contexto, brevemente relatado, que o GT-19, liderado também pela Prof.ª Helena Crivellari, trouxe a proposta de incentivar pesquisas que discutam as interfaces do trabalho e a formação profissional dos bibliotecários, arquivistas, museólogos, entre outros do campo da informação e cultura. Desse modo, o espaço conquistado junto ao SITRE engrandece e amplia a Ciência da Informação para além do seu próprio campo, na medida em que estabelece uma aproximação interdisciplinar, em âmbito internacional, de áreas como a Educação, Economia, Psicologia, Sociologia, entre outras interessadas no já consolidado e reconhecido campo de pesquisa “trabalho” no escopo das Ciências Sociais, particularmente necessário considerando a realidade atual imposta pelo agravamento da crise sanitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André de Souza Pena, UFR

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso.

Gabriela Belmont de Farias, UFC

Docente do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Referências

Editorial
Publicado
2021-05-30
Como Citar
PENA, A. DE S.; FARIAS, G. B. DE. Informação, cultura e trabalho em pauta. Informação em Pauta, v. 6, n. especial, p. 7-12, 30 maio 2021.