Avaliação da Arquitetura da Informação do Portal de Periódicos da Universidade Federal do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.71215.1-3

Palavras-chave:

Arquitetura da Informação, Abordagens, Portal de Periódicos, Portal de Periódicos UFMA

Resumo

As tecnologias digitais de informação e de comunicação têm desempenhado, ao longo do tempo, um papel primordial na sociedade, gerando mais pesquisa, ciência e tecnologia. As universidades brasileiras acompanharam essa evolução tecnológica, disponibilizando, entre outras fontes, seus periódicos na forma eletrônica, inclusive o agrupamento destes em portais, considerados ambientes em acesso aberto padronizado que auxiliam o gerenciamento de periódicos. Neste cenário de padronização, entra em cena a Arquitetura da Informação com o objetivo de organizar os ambientes informacionais digitais, visando melhorar a recuperação da informação e a satisfação do usuário, atuando como complexa e interdisciplinar. Essa pesquisa apresenta como objetivo geral avaliar a Arquitetura da Informação do Portal de Periódicos da Universidade Federal do Maranhão levando em consideração as abordagens arquitetural, sistêmica, informacional e pervasiva. Especificamente, busca-se avaliar a usabilidade do Portal, segundo a abordagem arquitetural; identificar os componentes essenciais da Arquitetura da Informação, conforme a abordagem sistêmica; analisar o ambiente de acordo com os pilares da Arquitetura da Informação (usuários, conteúdo e contexto), segundo a abordagem informacional; investigar os atributos da Arquitetura da Informação Pervasiva presentes no ambiente informacional. Metodologicamente, foram utilizados os seguintes instrumentos: um checklist para a avaliação da usabilidade na abordagem arquitetural; um checklist para a identificação dos componentes essenciais da Arquitetura da Informação na abordagem sistêmica e, finalmente, um questionário eletrônico voltado aos usuários internos para investigar os atributos da Arquitetura da Informação Pervasiva presentes no ambiente. Para a análise da abordagem informacional foi feita observação visando identificar os usuários, o conteúdo e o contexto do Portal para organizá-los em um mapa conceitual. Os resultados evidenciaram pontos fortes e pontos frágeis do Portal, inclusive são sugeridas melhorias para os problemas encontrados. Conclui-se que essa avaliação holística da Arquitetura da Informação constitui uma perspectiva ampla de investigação que poderá contribuir com a literatura nesta área e apoiar novas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carin Cunha Rocha, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Bibliotecária - Documentalista da Universidade Federal do Maranhão.

Referências

Não

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

ROCHA, Carin Cunha. Avaliação da Arquitetura da Informação do Portal de Periódicos da Universidade Federal do Maranhão. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. 00, p. 1–3, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.71215.1-3. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/71215. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses