Percepções sobre competência e mediação da informação no âmbito do acervo de livros digitais

estudo realizado nas bibliotecas do Instituto Federal do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.71248.1-3

Palavras-chave:

Competência em informação. Livro digital. Mediação da informação. Instituto Federal do Ceará.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender as competências e processos de mediação da informação para promover o acervo de livros digitais nas bibliotecas do IFCE. Como problema de pesquisa, propôs saber como as bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará estão articulando as competências e os processos de mediação necessários para promover o acervo de livros digitais. Assim, desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: verificar as práticas de mediação realizadas pelos bibliotecários do IFCE acerca da promoção do acervo de livros digitais e identificar quais competências em informação os bibliotecários do SIBI/IFCE possuem para mediar o acervo digital. Na metodologia, utilizou-se pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quali-quantitativa. Para obtenção dos dados, optou-se pelo questionário eletrônico junto aos bibliotecários, elaborado e aplicado através da ferramenta Google Forms. Delineou-se para análise e interpretação dos dados a técnica análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a mediação pedagógica se destaca frente a mediação técnica e institucional, prevalecendo nas respostas dos participantes, com mais de 50%, a percepção da educação de usuários, serviço de referência, disseminação seletiva da informação, redes sociais, serviço de informação utilitária, produtos/serviços, site, e-mail e ações culturais como possíveis ações de atuação da mediação da informação. Entretanto, ao analisar a prática profissional, vislumbra-se com maior porcentagem de respostas somente a prática da educação de usuários, redes sociais, e-mail e serviço de referência; as demais opções tiveram resultados abaixo de 50%. Em relação às competências, constata-se que a maioria das habilidades necessárias ao indivíduo competente em informação são aplicadas pelos bibliotecários no contexto dos livros digitais de modo eventual. Assim, os indicadores revelam que os melhores resultados foram a habilidade de identificar e manusear as fontes potenciais de informação de forma efetiva e eficaz, o hábito de ser proativo e o aprendizado ao longo da vida. Conclui-se que as tipologias da mediação da informação, em contextos digitais, necessitam de estímulos para que sejam aplicadas em sua plenitude, bem como é preciso de capacitações para os bibliotecários, visando o aprimoramento das habilidades informacionais. Destarte, a competência e a mediação da informação são duas variáveis intrínsecas essenciais para promover os livros em plataformas digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Maria Honório Abreu, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é Bibliotecária-Documentalista na Universidade Federal do Ceará.

Referências

ABREU, Patrícia Maria Honório. Percepções sobre competência e mediação da informação no âmbito do acervo de livros digitais: estudo realizado nas bibliotecas do Instituto Federal do Ceará. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

ABREU, Patrícia Maria Honório. Percepções sobre competência e mediação da informação no âmbito do acervo de livros digitais: estudo realizado nas bibliotecas do Instituto Federal do Ceará. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. 00, p. 1–3, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.71248.1-3. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/71248. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses