A aplicação da análise SWOT e o plano de marketing na biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.77928.1-20

Palavras-chave:

Biblioteca, Análise SWOT, Plano de marketing, Mídias Sociais

Resumo

Apresenta o planejamento estratégico de marketing em bibliotecas. Discute sobre a aplicação da análise SWOT em Bibliotecas. Realiza uma análise SWOT dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, nos aspectos externos e internos da Biblioteca do Instituto Federal do Ceará campus Crato. Sugere um plano de marketing contendo ações que possibilitem melhorar a visibilidade da biblioteca. A abordagem da pesquisa é aplicada, com a análise dos dados de modo qualitativo. O método se configura como de caráter exploratório e descritivo e de cunho bibliográfico. Constatou-se que as dificuldades enfrentadas estão concentradas no âmbito financeiro que impactam diretamente no desenvolvimento das atividades, na divulgação das ações e interação com os usuários. Diante do cenário de incertezas e escassez de recursos orçamentários sugere-se a criação de perfis nas redes sociais e ações de marketing que melhorem a comunicação e divulgação de seus serviços e produtos juntamente à comunidade de usuários.

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Biografia do Autor

Judah Figueiredo, Universidade Federal do Cariri

Metrando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (2020), Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Paraíso do Ceará - FAP (2017) e Graduado em Bacharelado em Direito pela Faculdade Paraíso do Ceará - FAP (2016).

David Vernon Vieira, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com estágio sanduíche na Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid em 2011-2012. Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2005), Especialização em Engenharia de Produção pela UFC (2001) e Graduação em tecnologia de processamento de dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atuação acadêmica: Desde 2005 é professor do Curso de Graduação em Biblioteconomia Universidade Federal do Ceará (UFC) e agora da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Membro do Mestrado Profissional de Biblioteconomia vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UFCA. Atuação profissional: experiência como analista de sistemas em projetos de desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão para as áreas de manufatura e administração empresarial em empresas do ramo petrolífero, hospitalar e curtimento de couro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Administração e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Automação de bibliotecas, Mídias Sociais, Bibliotecas Universitárias, Gestão de Tecnologia da Informação e Ensino à Distância.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

FIGUEIREDO, Judah; VIEIRA, David Vernon. A aplicação da análise SWOT e o plano de marketing na biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crato. Informação em Pauta, [S. l.], v. 7, n. 00, p. 1–20, 2022. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.77928.1-20. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/77928. Acesso em: 30 maio. 2024.