Google Classroom como ferramenta para atividades de educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78041.134-150

Palavras-chave:

Google Classroom

Resumo

Este artigo analisa as características, potencialidades e desafios para o uso do Google Classroom como ambiente para a realização de atividades na modalidade de Educação a Distância. Além disso, são expostos, brevemente, alguns exemplos de uso dessa plataforma. O trabalho possui caráter qualitativo e baseia-se em análise bibliográfica e documental. Também fez uso da netnografia para coleta de dados. Conclui pontuando aspectos que impactam positivamente na e/ou para a adoção do Google Classroom e sinaliza pontos que carecem de maior atenção acerca da plataforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Lima dos Santos, Universidade Federal do Cariri (UFCA) / Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Biblioteconomia (UFCA). Especialista em Gestão Pública (Unisul). Graduada em Biblioteconomia (UFC).

Áreas de Interesse: Biblioteca Universitária; Serviço de Referência; Mídias Sociais; Tecnologias da Informação e da Comunicação; Estudos Históricos e Epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Referências

ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no Mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 10, p. 83-92, 2011. DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.235. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/235. Acesso em: 10 dez. 2021.

BRANCO, Sérgio; BRITTO, Walter. O que é Creative Commons?: novos modelos de direito autoral em um mundo mais criativo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 3. ed. Editora Senac: São Paulo, 2010.

FILATRO, Andrea; PICONEZ, Stela Conceição Bertholo. Design instrucional contextualizado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 11., 2004, Salvador. Anais [...]. São Paulo: ABED, 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/049-TC-B2.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

GOOGLE. Central de privacidade e segurança. [Mountain View, CA: Google LLC, 2021?]. Disponível em: https://edu.google.com/intl/ALL_br/why-google/privacy-security/. Acesso em: 08 dez. 2021.

GOOGLE. Nosso compromisso com a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil. [Mountain View, CA: Google LLC], 2020. Disponível em: https://brasil.googleblog.com/2020/09/Nosso%20compromisso%20com%20a%20LGPD.html. Acesso em: 10 dez. 2021.

GOOGLE. Where teaching and learning come together. Mountain View, CA: Google LLC, 2021. 2 p. Disponível em: https://services.google.com/fh/files/misc/google_classroom_onepager.pdf. Acesso em: 11 dez. 2021.

GUERRA, Fabiana; TERCE, Mirela. Design digital: conceitos e aplicações para websites, animações, vídeos e webgames. Editora Senac: São Paulo, 2019.

HERMIDA, Jorge Fernando; BONFIM, Cláudia Ramos de Souza. A Educação à distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 166–181, ago. 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4919/art11_22e.pdf. Acesso em: 08 dez. 2021.

JUNQUEIRA, Eduardo S. Tutores em EaD: teorias e práticas. Fortaleza: Dummar, 2018.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

LIMA, Juliana Soares; SANTOS, Izabel Lima dos; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. esp. CBBD 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1044. Acesso em: 10 dez. 2021.

LOGOSMARCAS. Google Classroom Logo. 2020. Disponível em: https://logosmarcas.net/google-classroom-logo/. Acesso em: 10 dez. 2021.

SANTOS, Izabel Lima dos. Elaboração de materiais instrucionais: elo entre informação especializada e educação de usuários. Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 3, n. 2, p. 52-69, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v3i2.13330. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52992. Acesso em: 11 dez. 2021.

SANTOS, Izabel Lima dos. Elaborando material instrucional em bibliotecas universitárias: uma proposta multidisciplinar. Páginas A&B, Porto, 3. série, n. 10, p. 60-70, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21747/21836671/pag10a5. Acesso em: 11 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

SANTOS, Izabel Lima dos. Google Classroom como ferramenta para atividades de educação a distância. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. especial, p. 134–150, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78041.134-150. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78041. Acesso em: 25 abr. 2024.