Gerenciador de referências Mendeley como interface para a produção de vídeo instrucional

Palavras-chave: gerenciador de referências, Mendeley, oficina remota, material instrucional, decupagem audiovisual

Resumo

O desenvolvimento deste artigo é resultado da realização de uma oficina remota sobre o gerenciador de referências Mendeley, como parte da programação do VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS 2021). Tem como objetivos: descrever as etapas da construção de um roteiro para a produção de um vídeo instrucional; apresentar a nova interface do gerenciador de referências Mendeley; e propor a descrição do conteúdo e a disponibilização do vídeo instrucional em catálogo online. A metodologia deu-se em três etapas: planejamento de uma oficina remota no Google Meet; estudo exploratório da nova interface do Mendeley; e decupagem audiovisual da gravação da oficina, disponibilizada em canal do YouTube. Como resultados, apresentam-se: as dimensões e diretrizes que norteiam o planejamento de uma oficina remota; uma síntese das funcionalidades do gerenciador de referências Mendeley; e a descrição do conteúdo da oficina gravada, com cada tópico categorizado no YouTube e com o vídeo disponível para pesquisa no catálogo online do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. Conclui que o Mendeley é um importante aliado nas atividades acadêmicas de edição, compartilhamento, importação e exportação de citações e referências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Edvander Pires Santos, Universidade Federal do Ceará

Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ciência da Informação pela UFC. Advisor do gerenciador de referências Mendeley.

Luan dos Santos Mendes Costa, Universidade Federal do Ceará

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista voluntário no projeto de extensão Plurissaberes. Membro do Núcleo de Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Reabilitação Humana (INOVAFISIO).

Luiz Allan Silvestre de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Discente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista voluntário no projeto de extensão Plurissaberes. Bolsista de inovação tecnológica na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Referências

BARBOSA, Joseane Alves. A aplicabilidade da tecnologia na pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Revista da FAESF, v. 4, n. especial, p. 48-52, jun. 2020. Disponível em: https://www.faesfpi.com.br/revista/index.php/faesf/article/view/116. Acesso em: 30 nov. 2021.

BIANCHETTI, Lucídio; THIENGO, Lara Carlette. O processo de Bolonha 1.0 e 2.0 e sua globalização: implicações para a universidade. Educação, v. 43, n. 3, p. 413-430, jul./set. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/31933. Acesso em: 30 nov. 2021.

CARNEIRO, Marcelo; TRENCH, Flávia Julyana Pina; WAIB, Luis Fernando; PEDRO, Fabio Lopes; MOTTA, Fabrizio. Influenza H1N1 2009: revisão da primeira pandemia do século XXI. Revista AMRIGS, v. 54, n. 2, p. 206-213, abr./jun. 2010. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-685611. Acesso em: 16 jun. 2021.

CASTANHO, Eli Gomes; BATISTA, Esteic Janaína Santos. Utilização do Google Docs na plataforma Moodle para o ensino-aprendizagem da (re)escrita: relato de uma experiência no ensino médio integrado. LínguaTec, v. 1, n. 1, p. 29-44, jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/597. Acesso em: 16 jun. 2021.

FERREIRA NETTO; Raimundo Gonçalves; CORRÊA, José Wilson do Nascimento. Epidemiologia do surto de doença por coronavírus (Covid-19). Revista Desafios, v. 7, n. especial, p. 18-25, 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/8710. Acesso em: 10 dez. 2021.

GERENCIADOR de referências Mendeley: playlist de 2017 a 2020. Conteudistas: Juliana Soares Lima, Izabel Lima dos Santos e Francisco Edvander Pires Santos. Edição: Juliana Soares Lima. Fortaleza: Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, 2017. 10 vídeos (171 min). Publicado pelo canal Plurissaberes. Disponível em: https://bit.ly/playlist-mendeley-2017-a-2020. Acesso em: 10 dez. 2021.

MENDELEY Support Center. [S. l.]: Elsevier, 2021. Disponível em: https://service.elsevier.com/app/home/supporthub/mendeley. Acesso em: 10 dez. 2021.

NÓBREGA, Paula Pinheiro da. A atuação do bibliotecário na educação a distância online: cenário e contexto de Fortaleza. Orientação: Andréa Soares Rocha da Silva. Coorientação: Priscila Barros David. 2018. 219 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38631. Acesso em: 16 jun. 2021.

OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa; SOUSA, Edinaldo Ribeiro de. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, p. 75-95, 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019. Acesso em: 16 nov. 2021.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Folha Informativa sobre COVID-19. [S. l.], 12 jan. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 29 nov. 2021.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; SILVA JÚNIOR, Luiz Cláudio Ferreira da; CARDOSO, Otávio Augusto de Oliveira. Ações e estratégias educacionais em tempo de pandemia. Interfaces Científicas, v. 10, n. 1, p. 93-109, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8987. Acesso em: 19 jul. 2021.

PINHEIRO, Regina Cláudia. Conceitos e modelos de letramento digital: o que as escolas de Ensino Fundamental adotam? Revista Linguagem em (Dis)curso, v. 18, n. 3, p. 603-622, set./dez. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52713

. Acesso em: 30 nov. 2021.

SANTOS, Francisco Edvander Pires. Gestão de acervos audiovisuais em repositórios. Orientação: Maria Giovanna Guedes Farias. Coorientação: Luiz Tadeu Feitosa. 2018. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39305. Acesso em: 18 nov. 2021.

SANTOS, Francisco Edvander Pires; SANTOS, Izabel Lima dos; LIMA, Juliana Soares. Treinamento a distância sobre o gerenciador de referências Mendeley. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais eletrônicos […]. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 917-932.

SCHMAEDECKE, Mariane Inês; CASTELA, Greice da Silva. Unidade didática do gênero discursivo: reportagem com uso da ferramenta digital Google Docs para desenvolver multiletramentos no ensino fundamental. Travessias, v. 12, n. 2, p. 217-239, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8093163. Acesso em: 29 nov. 2021.

SILVA, Andréa Soares Rocha da; MENDES, Luan dos Santos; NÓBREGA, Paula Pinheiro da (org.). Produção de aulas remotas: tutoriais e guias didáticos. Fortaleza: Grupo Educação, Tecnologia e Saúde da Universidade Federal do Ceará, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53421. Acesso em: 28 nov. 2021.

SILVA, Andreza Regina Lopes da; SPANHOL, Fernando José. Diretrizes para elaboração de material didático na educação a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 20., 2014, Curitiba. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2014. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/168.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.

SILVA, Davi Porfirio da; SANTOS, Igor Michel Ramos dos; MELO, Viviane dos Santos. Aspectos da infecção ocasionada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 3763-3779, mar./abr. 2020. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BJHR/article/view/9304. Acesso em: 16 nov. 2021.

[SINFORGEDS 2021] Gerenciando referências com o Mendeley. Ministrante: Francisco Edvander Pires Santos. Coordenadora de sala: Gabriela Belmont de Farias. Relatora: Andreza Pereira Batista. Coordenadora geral do evento: Virgínia Bentes Pinto. Fortaleza: Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, 2021. 1 vídeo (137 min). Publicado pelo canal Plurissaberes. Disponível em: https://youtu.be/pOsd5KBwAv8. Acesso em: 11 ago. 2021.

YAMAKAWA, Eduardo Kazumi; KUBOTA, Flávio Issao; BEUREN, Fernanda Hansch; SCALVENZI, Lisiane; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchik. Comparativo dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendeley, EndNote e Zotero. TransInformação, Campinas, v. 26, n. 2, p. 167-176, maio/ago. 2014. DOI: 10.1590/0103-37862014000200006.

Publicado
2021-12-31
Como Citar
SANTOS, F. E. P.; COSTA, L. DOS S. M.; OLIVEIRA, L. A. S. DE. Gerenciador de referências Mendeley como interface para a produção de vídeo instrucional. Informação em Pauta, v. 6, n. especial, p. 165-181, 31 dez. 2021.

Artigos do(s) mesmo(s) autor(es) mais lidos

1 > >>