Estudo de usuários com necessidades educacionais especiais

análise da produção científica em Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8i0.2023.83259.1-16

Palavras-chave:

Estudo de usuários com necessidades educacionais especiais. Usuários com necessidades educacionais especiais. Necessidades educacionais especiais. Ciência da informação.

Resumo

Introdução: Os primeiros vestígios relacionados ao estudo de usuários datam de 1908 e 1919, nessa época sua finalidade era registar o uso da biblioteca, atualmente seu propósito é centrado no usuário. Este artigo tem como objetivo verificar a produção científica acerca do estudo de usuários com necessidades educacionais especiais. Método: foi desenvolvida uma pesquisa de natureza básica, exploratória, bibliográfica e qualitativa. Foram consultadas as seguintes fontes de informação: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, Library, Information Science & Technology, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação e do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Resultados: Observou-se que a produção científica relacionada ao estudo de usuários com necessidades educacionais específicas é escassa, os estudos são incipientes. Conclusão: a temática pode crescer sua produção científica ao longo dos anos por conta de seu tempo de existência, que ainda é pouco se considerarmos a publicação do primeiro estudo de usuário.

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Biografia do Autor

Celina Silveira Medeiros, Faculdade Municipal de Palhoça

Mestra em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduanda de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Municipal de Palhoça.

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Teologia pela Faculdade EST. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Jorge Moisés Kroll do Prado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Tânia Regina da Rocha Unglaub , Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

MEDEIROS, Celina Silveira; MARTINS FILHO, Lourival José; PRADO, Jorge Moisés Kroll do; UNGLAUB , Tânia Regina da Rocha. Estudo de usuários com necessidades educacionais especiais: análise da produção científica em Ciência da Informação. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, p. 1–16, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8i0.2023.83259.1-16. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/83259. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos