Semantometria

métrica semântica para calcular o valor de uma publicação por meio de seu texto completo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8i0.2023.83267.1-16

Palavras-chave:

Semantometria, Métricas alternativas, Publicações científicas - Qualidade, Publicações científicas - Texto completo

Resumo

Introdução: A aplicação e o uso das métricas alternativas podem ser considerados como estratégias a serem adotadas para complementar os métodos convencionais de avaliação da produção científica que consideram apenas a contagem de citações. Distinta de outras métricas que se baseiam em medir o número de interações na rede de comunicação científica ou na web social, a semantometria, objeto de estudo deste artigo, parte do pressuposto de que é necessário o texto completo para avaliar o valor de uma publicação. Diante dessa abordagem, este estudo tem como objetivo discorrer sobre essa classe de métrica, expondo sua origem em Herrmannova e Knoth (2014), sua metodologia de análise e sua fórmula de aplicação, por meio de investigação bibliográfica. Método: trata-se de uma pesquisa exploratória, em que, no levantamento bibliográfico preliminar, foi conduzida adotando sete dos dez passos iniciais de busca de representação Query, propostos por Cendón (2018). Foi empregada a revisão narrativa de literatura com análise dos documentos recuperados no todo. Resultados: considerou-se relevante a pesquisa sobre o tema, visto que há uma grande preocupação com a demonstração da qualidade de resultados de pesquisa à sociedade e constatou-se que há poucas publicações sobre o tema, materializada pelos resultados em buscas nas bases de dados: Dimensions, Gale, Scopus e Web of Science.  Conclusão: embora a semantometria disponha de vantagens de sua aplicação, considera-se como necessária a continuidade de estudos nesse campo para entender melhor quais facetas da qualidade da pesquisa podem ser capturadas e como podem ser melhor aplicadas. Observou-se ainda a sua associação com a mineração, análise de dados textuais e relação com técnicas e ferramentas de similaridades textuais, bem como com pesquisas envolvendo a altmetria.

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Biografia do Autor

Nivaldo Calixto Ribeiro, Universidade Federal de Lavras (UFLA) / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração. Graduação em Biblioteconomia e Especialista em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Formiga (2006). Estuda Comunicação científica aberta / Ciência Aberta. Atualmente é bibliotecário-documentalista na Universidade Federal de Lavras.

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Professora Associada da Escola de Ciência da Informação (ECI)/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento (PPGGOC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFMG (2011). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005).

Jonas Aron Cardoso Diniz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG). Graduando do curso de Biblioteconomia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2023-10-12

Como Citar

RIBEIRO, Nivaldo Calixto; OLIVEIRA, Dalgiza Andrade; DINIZ, Jonas Aron Cardoso. Semantometria: métrica semântica para calcular o valor de uma publicação por meio de seu texto completo. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, p. 1–16, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8i0.2023.83267.1-16. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/83267. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos