Estudo das práticas informacionais por meio do método documentário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.88931.292-306

Palavras-chave:

Estudos de Usuários; Práticas Informacionais; Sociologia Praxiológica do Conhecimento; Método Documentário.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma investigação teórica sobre a aplicabilidade dos princípios da Sociologia Praxiológica do Conhecimento, por meio do Método Documentário, como instrumento para estudo das práticas informacionais em grupos sociais. Tal investigação se justifica como contribuição à busca por formas de estudar os mecanismos sociais e interativos na informação sob a perspectiva do paradigma social na Ciência da Informação. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória, baseada em revisão não sistemática de literatura científica sobre métodos de pesquisa qualitativa nas Ciências Sociais. A discussão conduzida indica os pontos de contato entre a Sociologia Praxiológica do Conhecimento e as perspectivas de estudo das práticas informacionais, especialmente com relação à construção coletiva de significados, concluindo pela aplicabilidade do Método Documentário nesse estudo.  Espera-se assim contribuir para a enriquecer as bases teóricas e metodológicas para a compreensão do fenômeno informacional em suas várias dimensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Itaborahy, Universidade de Brasília

Doutorando em Ciência da Informação na Universidade de Brasília, Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília,  MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela FGV, Especialista Engenharia do Software pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Especialista em Análise de Sistemas pela UFMG e graduado em Engenharia Eletricista pela UFJF.

Membro dos grupos de pesquisa Fatores Humanos na Interação e Comunicação da Informação e Inteligência Organizacional e Competitiva, ambos na UnB.

Ivette Kafure, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal (DF), Brasil. Mestre em Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Brasil. Especializada em Práticas Audiovisuais, Universidade del Valle, Cali, Colômbia. Especializada em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas na Universidade da Paz (Unipaz) em colaboração com a Universidade Paulista (Unip), DF, Brasil. Graduada em Engenharia de Sistemas, Universidade Autônoma de Manizales, Manizales, Colômbia. Atualmente é professora na Universidade de Brasília (UnB) na Faculdade de Ciência da Informação (FCI), Brasília, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Fatores Humanos na Interação e Comunicação da Informação - FHICI (FCI/UnB). Temas nos que atua e/ou pesquisa principalmente: aspectos sociais e fatores humanos na interação de-e-entre seres humanos, práticas informacionais, desenho universal, cooperação, inclusão, mediação e comunicação da informação.

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes Teóricas da Ciência da Informação. Ciencia da Informacao, Brasília, DF, v. 38, n. 3, p. 192–204, 2009. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1240
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários da informação: comparação entre estudos de uso, de comportamento e de práticas a partir de uma pesquisa empírica. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 61–78, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/2970
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O Sujeito Informacional no Cruzamento da Ciência da Informação com as Ciências Humanas e Sociais. In: , 2013, Florianópolis. ENANCIB XIV. Florianópolis: ANCIB, 2013. p. 20. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/184429
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Teorias e tendências contemporâneas da ciência da informação. Informação em Pauta, v. 2, n. 2, p. 9–33, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20162
BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudos de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciencia da Informacao, v. 12, n. 2, p. 168–184, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23788
BELKIN, Nicholas J.; ROBERTSON, Stephen E. Information science and the phenomenon of information. Journal of the American Society for Information Science, Leesburg, VA USA, v. 27, n. 4, p. 197–204, 1976. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.4630270402
BOHNSACK, Ralf. A Multidimensionalidade do Habitus e a Construção de Tipos Praxiológica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 22, 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1186
BOHNSACK, Ralf. Pesquisa Social Reconstrutiva: introdução aos métodos qualitativos. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
BOHNSACK, Ralf. Praxiological Sociology of Knowledge and Documentary Method: Karl Mannheim’s Framing of Empirical Research. In: KETTLER, David; MEJA, Volker (org.). The Anthem Companion to Karl Mannheim. New York: Anthem Press, 2017. p. 199–220.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: Crítica social do julgamento. 2. ed. Porto Alegre, RS: Zouk, 2011.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma Teoria da Prática. 1a. ed. Lisboa: Celta Editora, 2002.
FROHMANN, Bernd. The Power of Images: a discourse analisys of the cognitive viewpoint. Journal of Documentation, Bingley, UK, v. 48, n. 4, p. 365–386, 1992. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/eb026904/full/html
GARFINKEL, Harold. Estudos de etnometodologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
GLASER, Barney; STRAUSS, Anselm. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New York, NY: Aldine de Gruyter, 1967.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MANNHEIM, Karl. Ideologia e Utopia. Porto Alegre, RS: Editora Globo, 1952.
MANNHEIM, Karl. O Problema de uma Sociologia do Conhecimento. In: BERTELLI, Antônio; PALMEIRA, Moacir; VELHO, Otávio Guilherme (org.). Sociologia do Conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974. p. 13–80.
MANNHEIM, Karl. Sobre a Interpretacao da Weltanschauung. In: MANNHEIM, Karl (org.). Sociologia do Conhecimento. Porto: Rés Editora, 1986. v. I, p. 49–116.
MULLINS, Phil; JACOBS, Struan. Michael Polanyi and Karl Mannheim. Tradition and Discovery: The Polanyi Society Periodical, Lexington, VA, v. 32, n. 1, p. 20–43, 2005. Disponível em: https://www.pdcnet.org/traddisc/content/traddisc_2005_0032_0001_0020_0043
PETERS, Gabriel. A virada praxiológica. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, Portugal, n. 123, p. 167–188, 2020. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/11308
POLANYI, Michael. The Tacit Dimension. Chicago: University of Chicago Press, 2009.
SAVOLAINEN, Reijo. Everyday life information seeking: Approaching information seeking in the context of “way of life”. Library and Information Science Research, Amsterdan, NED, v. 17, n. 3, p. 259–294, 1995. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0740818895900489?via%3Dihub
WATSON, Rod; GASTALDO, Édison. Etnometodologia e análise da conversa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
WEBER, Max. Max Weber: Sociologia. Org. Gabriel Cohn. 7. ed. São Paulo: Ática, 2006 (Série grandes cientistas sociais).

Downloads

Publicado

2023-07-27

Como Citar

ITABORAHY, Anderson; KAFURE, Ivette. Estudo das práticas informacionais por meio do método documentário. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 292–306, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.88931.292-306. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/88931. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB