Práticas informacionais em ambiente digital

os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90654.137-159

Palavras-chave:

Práticas informacionais, Competência crítica em informação, Cultura digital, Educação crítica, YouTube

Resumo

A construção de uma consciência crítica é imprescindível para a emancipação dos sujeitos frente aos desafios econômicos, políticos, sociais e tecnológicos desta nova cultural digital, marcada pela plataformização, dataficação da vida e performatividade algorítmica, e por distopias informacionais como desinformação, fake news, pós-verdade e infodemia. Tal consciência pode ser fomentada através de diferentes iniciativas, institucionais ou não, a partir de práticas informacionais críticas que levem os sujeitos a agir (individual e coletivamente) no sentido de transformar a realidade a seu redor. Desse modo, este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento dos canais do Youtube que se autodenominam marxistas e produzem conteúdo educativo crítico capaz de proporcionar a construção da competência crítica em informação por parte dos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantiqualitativa, em que os dados foram coletados a partir de pesquisa de campo, por meio da etnografia virtual. Recuperou-se um total de 28 canais que fomentam a educação crítica no YouTube, dos quais foram recuperados, dentre outras coisas, data de criação, número de vídeos publicados e número de inscritos. Percebeu-se que estes canais buscam promover a consciência crítica nos sujeitos, a partir de discussões sobre conceitos e conjunturas sociais que permeiam nosso cotidiano.

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Biografia do Autor

Edvaldo Alves, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde leciona, desenvolve e orienta pesquisas nas áreas da Sociologia e da Ciência da Informação, com ênfase em: Sociologia digital e da informação, Economia Política da Informação, Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação, Práticas Informacionais, Mediação, Acesso, Uso e Impactos da informação.

Fellipe Brasileiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Comunicação Social pela UFPB (Habilitação em Relações Públicas). Pós-Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Professor Adjunto do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. Professor Visitante no Digital Media and Interaction Research Centre (DigiMedia) do Departamento de Comunicação e Arte (UA) pelo Programa PVEX da CAPES (2019-2020). Professor permanente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Oficial de Comunicação Social no Exército Brasileiro (2004-2010). Vice-Coordenador e Coordenador do Curso de Relações Públicas da UFPB (2018-2020 e 2021). Editor da Revista Culturas Midiáticas (2019-2020). Co-lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação (GEPSCI/UFPB/CNPq). Membro do Grupo Comunicação, Redes e Políticas de Informação (UFRJ/CNPq). Colabora com o Grupo de Pesquisa eHealth and Wellbeing do DigiMedia da UA. Desenvolve pesquisas qualitativas acerca dos temas: Experiência e letramento do usuário na perspectiva das práticas informacionais e comunicacionais; Resiliência informacional de comunidades, coletivos, organizações e países; Comunicação estratégica e operações de informação-psicológicas em contextos de guerra híbrida; Mediações comunicativas e informação em saúde/bem-estar; Políticas de informação e comunicação para a cultura de paz.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

MELO, Daniella; CARVALHO ALVES, Edvaldo; SÁ BRASILEIRO, Fellipe. Práticas informacionais em ambiente digital: os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 137–159, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90654.137-159. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/90654. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB