http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/issue/feedInformação em Pauta2023-10-20T22:41:26-03:00Laiana Sousalaiana.sousa@ufc.brOpen Journal Systems<p><strong>Informação em Pauta</strong> é um periódico científico eletrônico do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF/PPGCI/UFC), disponível em open access.<br><br>Tem como objetivo divulgar trabalhos que contribuam para o desenvolvimento, fortalecimento e crescimento da Ciência da Informação, Biblioteconomia e áreas afins, incentivando a produção de conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e demais profissionais de diferentes regiões do país e no exterior.<br><br>O periódico publica contribuições inéditas em três idiomas: português, inglês e espanhol. As avaliações são realizadas no modelo duplo-cego pelo corpo editorial científico e o fluxo de submissão é contínuo. Os artigos compreendem todas as modalidades de estudos da área de Ciência da Informação, mas eventualmente algumas edições podem lançar números especiais que tratem de temas específicos da área de estudo em questão.</p> <p><strong>ISSN 2525-3468</strong></p> <p><strong>QUALIS A4</strong></p>http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/92075O comportamento de termos da Ciência da Informação por meio da modelagem de tópicos2023-10-20T22:41:26-03:00Marcos de Souza<p>O crescimento da pesquisa, ciência e tecnologia na perspectiva acadêmica tem contribuído para a produção de uma quantidade elevada de informações científicas produzidas em diversos formatos e tipos de documentos da comunicação científica. Levando em consideração a quantidade, variedade e complexidade de informações produzidas, tem sido cada vez mais necessário o uso de tecnologias e métodos para elaboração e produção de registros de informação, além da necessidade de produzir informações sobre informações. A Modelagem de Tópicos, constituída de métodos estatísticos/probabilísticos e recursos tecnológicos, utiliza modelos de algoritmos de aprendizagem que possibilita identificar padrões, organizar coleções, resumir conteúdos, extrair tópicos mais frequentes, identificar relações entre assuntos e mudanças realizadas ao longo do tempo em corpora de documentos. Partindo desse princípio, questiona-se: de que forma tem se apresentado, na segunda década do século XXI, os temas da produção científica brasileira na área da Ciência da Informação quando se comparado às áreas e disciplinas já estabelecidas na literatura por pesquisadores como núcleo da área? O objetivo geral buscou verificar a proximidade e o distanciamento entre os temas extraídos dos corpora de dados constituídos por documentos científicos com as áreas e disciplinas da Ciência da Informação estabelecidas na literatura. Dentre os objetivos específicos constam identificar, analisar e discutir o comportamento diacrônico dos termos extraídos dos corpora de dados, bem com suas respectivas relações, além de analisar e discutir os modelos de treinamento de extração de tópicos, selecionar os resultados significativos e validar junto à comunidade científica brasileira da Ciência da Informação. Justifica-se a importância desta pesquisa uma vez que a comparação entre estudos – mesmo que utilizando de metodologias e intervalos de tempo diferentes na composição de documentos – permite apresentar, por meio do mapeamento científico, novos resultados e prospectar diferentes cenários e perspectivas para a ciência estudada. Para a pesquisa empírica foram realizadas as etapas de coleta de dados e formação dos corpora de dados; preparação e pré-processamento referente à limpeza, manipulação, combinação e normalização dos dados; transformação dos dados referentes às operações matemáticas e estatísticas aplicadas; modelagem e processamento, ao qual conecta os dados tratados aos modelos Latent Semantic Indexing e Latent Dirichlet Allocation; apresentação dos resultados por meio de sínteses textuais e gráficos interativos e estatísticos; validação dos resultados junto a pesquisadores da área estudada; e documentação gerada a partir dos resultados empíricos com o referencial teórico. Dentre os principais resultados constam: o comportamento parcialmente diferente entre o mapeamento científico das disciplinas do núcleo da Ciência da Informação encontrado na literatura com os resultados empíricos desta pesquisa; o comportamento diacrônico e surgimento de termos em pesquisas na área da Ciência da Informação, como fake news, big data e machine learning; a proximidade e o distanciamento entre disciplinas como Sistemas de Informação e Comunicação Científica Eletrônica; os melhores resultados na modelagem de tópicos realizada por meio do modelo Latent Dirichlet Allocation, levando em consideração o equilíbrio entre os pesos dos resultados e um maior número de bigramas e trigramas que contribuem para a uma melhor interpretação dos dados, realizada pelo indexador e validada pela comunidade científica.</p>2023-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Marcos de Souzahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/91847Expediente2023-07-31T01:15:52-03:00Gisele Rocha Côrtes<p>Expediente</p>2023-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Gisele Rocha Côrteshttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/91565Relações entre a mediação da informação e a mediação da leitura2023-07-31T01:15:56-03:00Andrea Pereira SantosLígia Maria Moreira DumontLidia Eugenia Cavalcante<p>Mesa de abertura</p>2023-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Andrea Pereira Santos, Lígia Maria Moreira Dumont, Lidia Eugenia Cavalcante