Informação em Pauta http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta <p><strong>Informação em Pauta</strong> é um periódico científico eletrônico do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF/PPGCI/UFC), disponível em open access.<br><br>Tem como objetivo divulgar trabalhos que contribuam para o desenvolvimento, fortalecimento e crescimento da Ciência da Informação, Biblioteconomia e áreas afins, incentivando a produção de conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e demais profissionais de diferentes regiões do país e no exterior.<br><br>O periódico publica contribuições inéditas em três idiomas: português, inglês e espanhol. As avaliações são realizadas no modelo duplo-cego pelo corpo editorial científico e o fluxo de submissão é contínuo. Os artigos compreendem todas as modalidades de estudos da área de Ciência da Informação, mas eventualmente algumas edições podem lançar números especiais que tratem de temas específicos da área de estudo em questão.</p> <p><strong>ISSN 2525-3468</strong></p> <p>&nbsp;</p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p> <p>a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Creative Commons Attribution License</a> que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.<br><br>b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.<br><br>c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.</p> tadeu.feitosa62@gmail.com (Tadeu Feitosa) tadeu.feitosa62@gmail.com (Tadeu Feitosa) Thu, 20 Jan 2022 19:53:17 -0300 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O laboratório de tecnologias intelectuais na perspectiva da inclusão social http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/72254 <p>Apresenta o Projeto LT<strong><em>i</em></strong> na perspectiva da inclusão social através de intervenção no regime de informação da comunidade acadêmica da Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, no contexto da sociedade em rede, destacando o Portal LT<strong><em>i</em></strong> como ação de mediação da informação. Evidencia os elementos de inclusão que o projeto disponibiliza para os acadêmicos em níveis de graduação e pós-graduação universitárias, bem como para o público diversificado da sociedade brasileira. Discute a articulação das ações de informação e sua integração às atividades de pesquisa-ensino-extensão universitária, como o objetivo de facilitar a comunicação da informação cientifica e tecnológica na Internet e promover competências em tecnologias intelectuais para produção e compartilhamento da informação, de forma segura, prática e acessível ao público acadêmico.</p> <p>Palavras-chave: Inclusão social. Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LT<strong><em>i</em></strong>. Regime de Informação. Mediação da Informação.</p> Niedja Nascimento Barros, Isa Maria Freire Copyright (c) 2022 Niedja Nascimento Barros, Isa Maria Freire https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/72254 Fri, 08 Jul 2022 14:59:22 -0300 O percurso gerativo de sentido aplicado à indexação de tira http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78090 <p>A pesquisa discute a indexação de tira a partir dos constructos teórico-metodológicos da semiótica greimasiana, com enfoque no percurso gerativo de sentido. Objetiva identificar elementos do percurso gerativo de sentido que possam auxiliar no processo de indexação de tira. Metodologicamente constitui-se de um estudo exploratório, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Caracteriza-se ainda como pesquisa bibliográfica, executada na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Repositório das apresentações e palestras dos Encontros Nacionais de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (BENANCIB), Library and Information Science Abstracts (LISA) e Library, Information Science and Technology Abstracts (LISTA). Tendo resultados traçados a partir do uso do método de análise de conteúdo. Como resultados apresenta-se diretrizes para indexação de tiras baseado no percurso gerativo de sentido para a extração dos termos de indexação e elaboração do resumo. Conclui-se que o percurso gerativo de sentido auxilia na indexação de tira, direcionando a leitura documental e fornecendo estratégias que reduzem a subjetividade do processo de indexação e ambiguidade na compreensão dos sentidos intrínsecos ao recurso informacional.</p> Etefania Cristina Pavarina Copyright (c) 2022 Etefania Cristina Pavarina https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78090 Fri, 08 Jul 2022 00:00:00 -0300 A Competência Crítica em Informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78216 <p>As bibliotecas escolares são um direito assegurado por lei a todos da comunidade escolar, contudo, passados mais de dez anos da publicação da lei 12.244/2010, elas ainda não foram universalizadas. A existência física da biblioteca não garante que ela se manifeste em toda a sua potência, fazendo imprescindível a presença ativa do bibliotecário escolar. Diante disso, esta pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo discutir a importância da biblioteca e do bibliotecário escolar, destacando a dimensão da competência crítica em informação. É evidenciado, portanto, que a construção de uma sociedade mais justa e democrática requer a aplicação efetiva da lei, contando, inclusive, com um programa de desenvolvimento de competência crítica em informação. É de grande responsabilidade o papel do bibliotecário neste ambiente, pois dependerá dele as proposições de ações produzidas dentro da biblioteca que perpassam as atividades de leitura, literatura, pesquisa e desenvolvimento de competências críticas em informação. Os estudantes precisam compreender tanto como lidar com a informação e suas tarefas de buscar, localizar, avaliar, usar, quanto compreender de modo contextualizado e crítico as produções e os efeitos gerados pela informação na sociedade contemporânea. A articulação da biblioteca escolar com a competência crítica em informação potencializa também a dimensão da Biblioteconomia Social que se faz com a presença de bibliotecários ativos, críticos e conscientes do seu papel social.</p> Amanda Vieira da Fonseca, Brenda L. da Silva Medeiros, Deise Varela Fernandes, Nathalia Danielle Fernandes de Oliveira, Gabrielle Francinne de S. C. Tanus Copyright (c) 2022 Amanda Vieira da Fonseca, Brenda L. da Silva Medeiros, Deise Varela Fernandes, Nathalia Danielle Fernandes de Oliveira, Gabrielle Francinne de S. C. Tanus https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78216 Fri, 03 Jun 2022 14:06:11 -0300