Redes sociotécnicas, convergências e práticas de consumo cultural

Autores

  • Marco Antonio de Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.3148

Resumo

O artigo analisa alguns aspectos que caracterizam as práticas culturais contemporâneas mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. O foco são as conexões entre os processos que caracterizam o que se convencionou denominar “cultura da convergência” (JENKINS, 2009) e os processos de apropriação cultural, considerando-se aqui a dimensão do poder. Essa dimensão implica em diferentes assimetrias sociais – na distribuição do poder político, do poder econômico e do poder simbólico – nem sempre consideradas pelos autores que trabalharam com estas questões. Para ilustrar essas questões elegemos problematizar o debate em torno das práticas culturais e do consumo cultural no Brasil analisando o universo das Histórias em Quadrinhos e também algumas estratégias de financiamento coletivo da produção cultural proporcionadas pela plataforma Catarse.

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Biografia do Autor

Marco Antonio de Almeida, Universidade de São Paulo

Livre-docente em Ciência da Informação e Doutor em Ciências Sociais.

Professor da Universidade de São Paulo, no DEDIC (Departamento de Educação, Informação e Comunicação) da FFCLRP e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA

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Publicado

2016-12-18

Como Citar

ALMEIDA, Marco Antonio de. Redes sociotécnicas, convergências e práticas de consumo cultural. Informação em Pauta, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 9–40, 2016. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.3148. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/3148. Acesso em: 28 mar. 2024.