Descrição arquivística e contextualização: experiência com o arquivo de Sebastião Salgado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.39919.29-47

Palavras-chave:

Descrição arquivística, Sebastião Salgado

Resumo

A organização do conhecimento em arquivos está centrada, especialmente, nas atividades de classificação e descrição arquivísticas. Esse é um processo que consiste na análise, síntese e representação dos conjuntos documentais objetivando controle e acesso. Esse relato de experiência discute a importância da contextualização nesse processo. Partindo de exercícios práticos realizados no âmbito da disciplina de Descrição Arquivística, são apresentadas as pesquisas necessárias para que a documentação fosse compreendida e permitisse que a representação fosse feita. Configura-se em uma pesquisa qualitativa, descritiva, de caráter bibliográfico e documental. Os documentos analisados e descritos constituem o acervo digital do fotógrafo Sebastião Salgado, que desenvolve um trabalho fotográfico que busca suscitar inquietações, com reconhecimento internacional. Conclui que a pesquisa, visando a contextualização, é fundamental no processo de descrição arquivística, essa necessidade é potencializada quando tratamos de fotografias, que apresentam um grau mais elevado de subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Paula Vital, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Ciência da Informação/UFSC

Jônatas Edison da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando do curso de Arquivologia/UFSC

Camilla Pietra Otto, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Arquivologia/UFSC

Sibelly Maria Cavalheiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Arquivologia/UFSC

Referências

ALBORNOZ, Carla Victoria. Sebastião Salgado: o problema da ética e da estética na Fotografia Humanista. Contemporânea: Revista de Comunicação e Cultura, Rio de Janeiro, n. 4, p.93-103, 2005. Disponível em: http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_04/contemporanea_n04_09_CarlaVictoria.pdf. Acesso em: 13 nov. 2018.

ALMEIDA, Débora Sagrado de; DURO, Lethicia Placco; LOGIUDICE, Rafael Furlan. Por trás da fotografia de Sebastião Salgado: Uma análise semiótica. Conexão Eletrônica, Três Lagos, MS, v. 13, n. 1, p.1-9, 2016.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf. Acesso em: 13 nov. 2018

CLÁUDIO, Ana Luiza de Abreu. Êxodos e as migrações contemporâneas: um estudo sobre o discurso fotográfico de Sebastião Salgado. 2008. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma Internacional de Descrição Arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000. (Publicações técnicas, n. 49). Disponível em: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 09 nov. 2018.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006. Disponível em: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf. Acesso em: 09 nov. 2018.

FORMOLO, Deise. Uma história visual da luta pela terra: Porto Alegre, Praça da Matriz, 1990. 2018. 279 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

FOX, Michael. Por que precisamos de normas. Acervo, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1-2, p. 23-30, jan./dez. 2007. Disponível em: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/68/68. Acesso em: 10 out. 2018.

HEREDIA HERRERA, Antonia. Archivística general: teoría y práctica. 5. ed. Sevilla: Gráficas del Sur, 1991.

LUTZ, Mayara Santos. A imagem fotográfica como instrumento de pesquisa. 2010. 94 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social). Departamento de Serviço Social, Centro Socioeconômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: http://tcc.bu.ufsc.br/Ssocial283455.PDF. Acesso em: 15 out. 2018.

MARIUZZO, Patrícia et al. Sebastião Salgado em cores e movimento. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 66, n. 3, p. 58-59, 2014.

OLIVEIRA, L. M. V. Descrição e pesquisa: reflexões em torno dos arquivos pessoais. Rio de Janeiro: Móbile, 2012.

THOMASSEM, Theo. Uma primeira introdução à Arquivologia. Arquivo & Administração, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 5-16, jan./jun. 2006.

VERAS, Mariana Lopes; LABOREIRO, Tábata Isis Silva; PEREIRA, Caciana Linhares. A obra de Sebastião Salgado e o desvelamento do olhar. Extensão em Ação, Fortaleza, v. 3, n. 12, p. 58-66, 2016.

Publicado

2019-07-04

Como Citar

VITAL, Luciane Paula; SILVA, Jônatas Edison da; OTTO, Camilla Pietra; CAVALHEIRO, Sibelly Maria. Descrição arquivística e contextualização: experiência com o arquivo de Sebastião Salgado. Informação em Pauta, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 29–47, 2019. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.39919.29-47. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/39919. Acesso em: 28 mar. 2024.