A atuação do Bibliotecário na Educação a Distância Online:

Cenário e Contexto de Fortaleza

Autores

  • Paula Pinheiro da Nóbrega

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41301.85-86

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Biblioteconomia, Educação a Distância, Bibliotecário

Resumo

Com os avanços tecnológicos, a sociedade modificou sua maneira de agir em várias esferas e, no âmbito profissional, isso está bem acentuado. Para muitas áreas, o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação tornou-se essencial para um desempenho profissional eficiente, ao passo que, o acelerado desenvolvimento tecnológico requer aperfeiçoamento constante. Nesse contexto, a Educação a Distância (EaD) online tem-se destacado como modalidade educacional adequada tanto à educação continuada quanto permanente de profissionais dos mais diversos campos. A EaD, contudo, envolve uma série de processos, ou fases, desde planejamento e implementação/produção, até a oferta de cursos propriamente dita, e seu desenvolvimento envolve o trabalho de uma equipe multidisciplinar especializada. O trabalho tem como objetivo analisar a atuação do bibliotecário em equipes de EaD online e suas perspectivas de inserção nessa área. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, para compreender o pensamento dos bibliotecários que atuam em Fortaleza, referente à sua participação em EaD. Os resultados revelaram que, embora o bibliotecário ainda desconheça seu potencial de atuação na EaD, ao descobri-lo, revela-se competente, criativo, inovador e habilitado para influenciar fortemente a qualidade dos cursos realizados nessa modalidade. Conclui-se que a Educação a Distância constitui uma nova área de atuação para o bibliotecário, cabendo a este a apropriação e desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para atuação nesse novo espaço de trabalho, bem como às suas instituições formadoras apoiá-lo nesse desafio.

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Biografia do Autor

Paula Pinheiro da Nóbrega

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde e em Metodologia do Ensino e Pesquisa pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará e em Administração pela Universidade Estácio de Sá. Participa do Grupo de Educação, Tecnologia e Saúde, Grupo de Pesquisa coordenado pela professora Dra. Andréa Soares Rocha da Silva. Presta consultoria na área de normalização bibliográfica. Ministra aulas nos seguintes temas: educação, normalização bibliográfica, metodologia da pesquisa científica, aprendizagem baseada em problemas, gestão e comunicação.

Publicado

2019-07-05

Como Citar

NÓBREGA, Paula Pinheiro da. A atuação do Bibliotecário na Educação a Distância Online:: Cenário e Contexto de Fortaleza. Informação em Pauta, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 85–86, 2019. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41301.85-86. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41301. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses

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