Orientação acadêmica como espaço de integração intelectual, social e afetiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.41208.83-100

Palavras-chave:

Relação orientando-orientador, Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Narrativa, Pós-graduação

Resumo

O presente artigo objetiva rememorar características da orientadora Adriana Bogliolo Sirihal Duarte conforme a percepção de suas orientandas. Para tanto, intercala elementos da literatura acerca da relação orientando-orientador com a narrativa de sete de suas orientandas, em nível de mestrado e doutorado. A narrativa se divide em três instâncias que se integram, a saber: (a) esfera intelectual, que centra-se nas contribuições epistemológicas da docente nas atividades da pós-graduação e no desenvolvimento da pesquisa; (b) esfera social, compreendida como uma ampliação do processo de orientação, estendendo-se à formação profissional dos discentes e percebendo o orientador como um mentor; (c) esfera afetiva, que aborda as diversas formas de suporte emocional que o orientador pode oferecer ao discente, guiando-o em sua vivência acadêmica. Os relatos evidenciam o extenso suporte oferecido pela orientadora Adriana ao longo de todo o processo de formação de mestres e/ou doutores por ela orientados. Muitas vezes, tal relação configurou-se como uma verdadeira parceria que se estendia, inclusive,  para além da jornada acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABIDDIN, N. Z.; HASSAN, A.; AHMAD, A. R. Research Student Supervision: An Approach to Good Supervisory Practice. The Open Education Journal, v.2, p. 11-16, 2009.

COSTA, F. J.; SOUSA, S. C. T. de; SILVA, A. B. Um modelo para o processo de orientação na pós-graduação. RBPG, Brasília, v. 11, n. 25, p. 823 - 852, 2014.

GARDNER, S. K.; BARNES, B. J. Advising and mentoring doctoral students: a handbook. USA: Lexington, 2014.

GRANT, K; HACKNEY, R; EDGAR, D. Postgraduate research supervision: an ‘agreed’ conceptual view of good practice through derived metaphors. International Journal of Doctoral Studies, v. 9, p. 43-60, 2014.

HALSE, C.; MALFROY, J. Retheorizing doctoral supervision as professional work. Studies in Higher Education, v. 35, n. 1, p. 79-92, 2010.

JOHANSSON, T. et al. PhD Supervision as an Emotional Process - Critical Situations and Emotional Boundary Work. Pertanika Journal Social Sciences and Humanities, v. 22, n. 2, p. 605-620, 2014.

KHENE, C. P. Supporting a humanizing pedagogy in the supervision relationship and process: a reflection in a developing country. International Journal of Doctoral Studies, v. 9, p. 73-83, 2014.

LEITE FILHO, G. A.; MARTINS, G. A. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Revista de Administração de Empresas, v. 46, p. 99–109, 2006.

LINDÉN, J.; OHLIN, M.; BRODIN, E. Mentorship, supervision and learning experience in PhD education. Studies in Higher Education, v. 38, n.5, p.639-662, 2013.

LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2007.

MACHADO, A. M. N. A relação entre autoria e a orientação no processo de elaboração de teses e dissertações. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 60-81.

MAINHARD, T. et al. A model for the supervisor–doctoral student relationship. . Studies in Higher education, v. 58, n. 3, p. 359-373, 2009.

SÁ, R. M. C. de. Compartilhamento do conhecimento e o processo de orientação de discentes de pós-graduação stricto sensu. 2015. 158f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação.

VENTORINI, B.; GARCIA, A. Relacionamento interpessoal: da obra de Robert Hinde à gestão de pessoas. rPOT, v.4, n.2, p. 117-144, 2004.

Downloads

Publicado

2019-05-13

Como Citar

GANDRA, Tatiane Krempser; ROCHA, Janicy Aparecida Pereira. Orientação acadêmica como espaço de integração intelectual, social e afetiva. Informação em Pauta, [S. l.], v. 4, n. Especial, p. 83–100, 2019. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.41208.83-100. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41208. Acesso em: 29 mar. 2024.