Arquitetura da informação pervasiva

contribuições para os ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Henry Poncio Cruz de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Ráisa Mendes Fernandes de Souza Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.42604.65-83

Palavras-chave:

Arquitetura da Informação Pervasiva, Ambientes virtuais de aprendizagem, Ciência da informação, Ecologias Informacionais Complexas

Resumo

A Arquitetura da Informação é uma área do conhecimento que fornece uma base teórica para estruturação e organização informacional dos ambientes digitais. Baseada nos princípios dessa área, esta investigação tem como objetivo geral entender como a Arquitetura da Informação Pervasiva pode contribuir para a elaboração de ambientes virtuais de aprendizagem. Após a apresentação dos conceitos que permeiam o universo dos ambientes virtuais de aprendizagem e da Arquitetura da Informação, concluiu-se que a aprendizagem colaborativa pode ser potencializada por meio da criação de estruturas ecológicas intuitivas, práticas e funcionais. É essencial a preocupação para que o AVA esteja customizado de acordo com seu público, garantindo melhor estruturação dos links e o acesso às informações e ao próprio conteúdo postado. A principal contribuição desta pesquisa é a proposta de uma discussão que sirva como insumo para o posterior desenvolvimento de ambientes informacionais educacionais e digitais, levando em conta princípios da Arquitetura da Informação.

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Publicado

2019-11-02

Como Citar

OLIVEIRA, Henry Poncio Cruz de; SOUZA, Ráisa Mendes Fernandes de. Arquitetura da informação pervasiva: contribuições para os ambientes virtuais de aprendizagem. Informação em Pauta, [S. l.], v. 4, n. especial, p. 65–83, 2019. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.42604.65-83. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/42604. Acesso em: 29 mar. 2024.

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