O PROEJA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE CURRICULAR DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Sâmmya Faria Adona Universidade Estadual de Roraima(UERR) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i17.11884

Palavras-chave:

Ensino, Formação Profissional, Zona Rural

Resumo

O presente trabalho teve como objeto de pesquisa a análise da inclusão da disciplina de educação física na matriz curricular do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – em uma escola da zona rural de Boa Vista - Roraima. Os objetivos da pesquisa foram: conceituar as bases que fundamentam o currículo da educação física escolar na perspectiva da educação do campo e dos alunos do PROEJA; compreender de que maneira a disciplina de educação física pode se tornar significativa para o aluno do PROEJA dentro da realidade do campo; e relatar sobre a aplicabilidade da inclusão da disciplina de educação física no currículo do PROEJA da referida instituição. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se a etnometodologia como método, por se considerar mais adequada para avaliar uma situação em determinado momento que ocorre em um grupo social; evidenciando quais as influências derivadas de experiências práticas e teóricas. Esse processo metodológico é de natureza qualitativa, constituído por uma pesquisa documental, bibliográfica e de campo, onde foram realizadas entrevistas com gestores da instituição de ensino e a aplicação de questionários com os alunos do PROEJA. Os resultados da pesquisa apresentam especificidades da compreensão dos alunos e gestores em relação à educação física, seus conteúdos e sua prática no âmbito escolar.

Biografia do Autor

Sâmmya Faria Adona, Universidade Estadual de Roraima(UERR) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Mestre em Educação. Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão em Educação EAD, Especialista em Docência Superior, Especialista em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias. Licenciada em Pedagogia, Educação Física e graduada em Comunicação Social - Jornalismo.

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

ADONA, Sâmmya Faria. O PROEJA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE CURRICULAR DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 17, p. 13–26, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i17.11884. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/11884. Acesso em: 3 out. 2024.

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