UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Autores

  • Larissa Almeida da Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • João Paulino da Silva Neto Universidade Federal do Roraima - UFRR

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i18.31591

Palavras-chave:

, Formação, Cultura acadêmica, Ensino Superior, Hermenêutica Analógica

Resumo

A presente pesquisa nasceu a partir da atuação profissional em uma IES particular na cidade de Boa Vista. Essa aproximação com o objeto de estudo suscitou o interesse em buscar a literatura referência na área, para então, desenvolver a pesquisa. A partir dessa questão, organizaram-se os objetivos dessa forma: Objetivo geral: Interpretar como o Centro Universitário Estácio da Amazônia proporcionou às suas egressas no Curso de Serviço Social a formação da cultura acadêmica. Objetivos específicos: Conhecer a concepção curricular e o processo formativo no curso de Serviço Social implementado na Instituição de Ensino Superior; indagar dos egressos do curso de serviço social a cultura acadêmica e suas vivências durante a formação; sistematizar as informações para triangulá-las por meio de uma análise da hermenêutica analógica. A pesquisa segue a corrente filosófica hermenêutica analógica, os sujeitos da pesquisa são cinco egressas e uma docente de uma IES particular na cidade de Boa Vista, sob enfoque qualitativo; a entrevista foi usada como instrumento para a coleta de dados e agregar o problema de pesquisa.

 

Palavras-chave: Formação; Cultura acadêmica; Ensino Superior; Hermenêutica Analógica.

 

ABSTRACT

This theme was born from the professional activity in a particular HEI in the city of Boa Vista. This approach to the subject matter generated interest in seeking the reference literature in the area, to then develop the research. From this issue, we organized the objectives this way: General objective: Interpret as Amazon Estacio University Center provided its graduates in Social Work course the formation of specific acadêmica.Como culture: Know the curriculum design and training process in the course of social work implemented in the Institution of Higher education; Inquiring the course graduates of social work on the academic culture and their experiences during training; systematize the information to Triangula them through an analysis of analog hermeneutics. The research follows the current analogical hermeneutic philosophical, the subjects of the research are five graduates and a teacher of a particular HEI in the city of Boa Vista, under qualitative approach, the interview as instrumental used to collect data and aggregate the research problem.

Biografia do Autor

Larissa Almeida da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestranda em Educação – Universidade Estadual de Roraima – UERR, Professora da Universidade Federal do Amazonas – UFAM - almeidalarissa642@gmail.com

João Paulino da Silva Neto, Universidade Federal do Roraima - UFRR

Pós-Doutorado em Letras -  Universidade Federal de Roraima – UFRR, Professor da Universidade Federal de Roraima – UFRR

Referências

APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. Ed. Brasiliense, Rio de Janeiro, 1989

BEUCHOT PUENTE, Maurício. Hermenéutica analógica y

educación.Universidad Iberoamericana Torreón. México,2007

______. Ordo Analogia e interpretacion y construcción del mundo.Universidad Autonoma de México,2012

______. La hermenéutica em la Edad Media.Universidad Autonoma de México,2012

______; VELASCO GÓMEZ, Ambrósio; VATTIMO,Gianni. Hermenéutica analógica y Hermenéutica débil. Universidad Autonoma de México: México,2006.

BAYEN,Maurice. Historia de las universidades.,Tradução de A. Giralt Pont. colleción que sé? Oikos-tau,1978

______. La hermenéutica y el ser humano.Paidós: México,2015

______. Actualidade de la hermenéutica analógica. Blanca Soares: México,2014

______. Tratato de hermenéutica analógica: Hacia um novo modelo de interpretación. Universidad Autonoma de México: México,2015

Brasil, Lei n- 9.394 - 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Seção 1, p. 27.833-27.841.

BRASLAVSKY,Cecilia. Dez fatores para uma educação de qualidade para todos no século XXI. Fundación Santillana . Editora Moderna ,2004

BARREYRO, Gladys Beatriz. Mapa do Ensino Superior Privado. Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008.

CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre estudos culturais. Bom tempo editorial. 2 ed, São Paulo, 2008

BLAXTER,Loraine; HUGHES, Christina; TIGHT, Malcolm. Cómo se hace una investigación. Tradução: Gabriela Ventureira: Gedisa mexicana, 2004

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa – 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

LUCKESI, Cipriano Carlos et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 12. Ed. São Paulo, Cortez:2001

MOREIRA, Antonio Flávio B.; SILVA, Tomaz Tadeu (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MALINOWSKI, Bronislaw. Tradução do Gabinete Editorial de Edições. Uma teoria cientifica da cultura e outros ensaios. Edições 70. Portugal, 1976

OLIVE, Anabela Campos. Histórico da educação superior no Brasil in: Educação Superior no Brasil, SOARES, Maria Susana Amosa (Coord), Brasília: Coord. De Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior,2002, pág. 45.

SARDI, Dal Rosso(Org.). Ensino superior público e gratuidade. Atividades pagas em universidades gratuitas caminho para a privatização. ADUNB, Brasília: DF, 2002, pág. 15

SAMPIERI,Roberto Hernández;CALLADO,Carlos Férnandez; LUCIO,Maria del Pilar Baptista.Metodologia de Pesquisa, Tradução: Daisy Vaz de Moraes; 5ª Ed. Porto Alegre,Penso: 2013

SAVIANI, Nereide. Saber Escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 6.ed. revista – Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, Ideologia e contra Ideologia. Reimpr. 3. 23 ed. SAO PAULO: Cortez, 2007.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. (Coleção Docência em Formação) 4. Ed. São Paulo, Cortez: 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

SILVA, Larissa Almeida da; SILVA NETO, João Paulino da. UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 75–89, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i18.31591. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/31591. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.