ENSINO MÉDIO INTEGRADO: acirrar contradições e abrir brechas

Autores

  • Rose Márcia da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Ivonei Andrioni Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT
  • Ilma Ferreira Machado Universidade do Estado de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i18.33506

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Resistência, Contrarreformas,

Resumo

Neste artigo propomo-nos a discutir sobre as disputas, concepções e práticas conformatórias ou de resistência que permeiam a relação trabalho e educação no Brasil, tendo como pano de fundo as “contrarreformas” atuais. O objetivo é problematizar como a escola tem se apresentado como terreno complexo e contraditório, ora sendo subestimada na sua importância em relação à experiência concreta do trabalho como princípio educativo, ora sendo superestimada como formadora de profissionais para o mercado de trabalho. A modalidade de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPIEM), também denominada de Ensino Médio Integrado (EMI), é apresentada como materialidade e como resistência às contrarreformas.

Abstract

In this article we propose to discuss the disputes, conceptions and conformist or resistance practices that permeate the relation work and education in Brazil, having as background the current "counter-reforms". The objective is to problematize how the school has presented itself as a complex and contradictory terrain, sometimes being underestimated in its importance in relation to the concrete experience of work as an educational principle, sometimes being overestimated as a professional trainer for the labor market. The modality of Integrated Professional Education to High School, also denominated Integrated Secondary Education, is presented as materiality and as resistance to the counter-reforms.

Biografia do Autor

Rose Márcia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ivonei Andrioni, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso

Ilma Ferreira Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso - UFMT

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

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Publicado

2018-08-28

Como Citar

SILVA, Rose Márcia da; ANDRIONI, Ivonei; MACHADO, Ilma Ferreira. ENSINO MÉDIO INTEGRADO: acirrar contradições e abrir brechas. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 18, p. 78–92, 2018. DOI: 10.29148/labor.v2i18.33506. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33506. Acesso em: 24 abr. 2024.

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