O ESTRESSE, O PROFESSOR E O TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Geyse Chrystine Pereira Souza Fernandes Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás
  • Luc Vandenbergue Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i19.39549

Palavras-chave:

estresse, trabalho docente, professor,

Resumo

As condições estressantes enfrentadas na rotina diária do professor podem levar a um desequilíbrio entre o trabalho e a saúde física e mental, resultando no desenvolvimento do estresse, como a Síndrome de Burnout - SB. Diante disso, este estudo buscou, na literatura, quais as relações entre estresse e trabalho docente. O presente estudo trata-se de uma revisão do tipo integrativa. Os resultados apontaram vários assuntos em torno do estresse. Assim formaram-se duas categorias que abrangem A Síndrome de Bournout e Outros Transtornos. Os resultados apontam que o excesso de atividades e o desgaste emocional a que os docentes estão sujeitos no trabalho os tornam mais susceptíveis e vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos relacionados ao estresse.

 

ABSTRACT

The stressful conditions faced in the teacher's daily routine can lead to an imbalance between work and physical and mental health, resulting in the development of stress, like Burnout Syndrome - SB. Therefore, this study sought, in the literature, the relations between stress and teaching work. The present study is about a review of the integrative type. The results pointed to several issues around stress. Thus two categories were formed covering Bournout Syndrome and Other Disorders. The results indicate that the excess of activities and the emotional exhaustion that the teachers are subject to at work make them more susceptible and vulnerable to the development of stress-related disorders.

 

KEY WORDS: stress - teacher work - teacher.

Biografia do Autor

Geyse Chrystine Pereira Souza Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde – PPGCAS da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás - Bolsista CAPES.

Luc Vandenbergue, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás

Doutor em Psicologia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde – PPGCAS da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás.

Referências

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Publicado

2018-11-07

Como Citar

FERNANDES, Geyse Chrystine Pereira Souza; VANDENBERGUE, Luc. O ESTRESSE, O PROFESSOR E O TRABALHO DOCENTE. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 75–86, 2018. DOI: 10.29148/labor.v1i19.39549. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/39549. Acesso em: 28 mar. 2024.

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