A REFORMA DO ENSINO MÉDIO:

AMEAÇAS ÀS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO INTEGRADA

Autores

  • Consolação Linhares de Carvalho Coelho IFCE- PROFEPT
  • Antonia de Abreu Sousa Instituto Federal do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i21.40995

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Formação Humana Integrada, Retrocesso Educacional.

Resumo

Nesse estudo, analisamos as contradições da reforma do Ensino Médio instituída pela Lei nº 13.415/2017 e expressa no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os textos da referida lei e da BNCC defendem uma educação integrada, mas estrutura o currículo por meio de itinerários formativos de forma que inviabiliza o processo de interdisciplinaridade baseado nos eixos estruturantes do Ensino Médio, impossibilitando a integração entre a base comum e o ensino profissional, conforme está proposto nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais e nos Decretos nº 5.154/04 e 6.302/07. Diante dessa reforma que ameaça os princípios de formação integral da classe trabalhadora, é preciso se construir uma consciência para que enquanto profissionais da educação possamos reagir, por meio de nossas práticas pedagógicas, contra o desmonte da educação pública.

Biografia do Autor

Antonia de Abreu Sousa, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Doutora em Educação com ênfase em Financiamento da Educação, pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente desenvolve suas atividades de docência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NUPEP) e do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), possui experiência na área de Educação, escrevendo principalmente sobre os seguintes temas: trabalho-educação, políticas educacionais, legislação da educação brasileira, estado e financiamento.

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Publicado

2020-04-20

Como Citar

LINHARES DE CARVALHO COELHO, Consolação; SOUSA, Antonia de Abreu. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO:: AMEAÇAS ÀS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO INTEGRADA. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 21, p. 11–23, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i21.40995. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40995. Acesso em: 18 abr. 2024.

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