A PRÁXIS EM DUAS EXPERIÊNCIAS DISTINTAS EM EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i21.41128Palavras-chave:
práxis espontânea/reiterativa;, práxis criadora/reflexiva;, trabalho do pedagogo;, trabalho docente.Resumo
Este artigo tem como objetivo geral analisar a nossa práxis enquanto trabalhadoras em educação, sendo a primeira a práxis no setor de gerência e supervisão pedagógica de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e a segunda, na docência da modalidade de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada foi a de trazer e analisar as experiências aqui citadas à luz do materialismo histórico-dialético. Verificou-se que não há práxis neutra, toda práxis tem uma finalidade, seja para a conservação da sociedade, seja para a sua transformação. Apontamos a pedagogia histórico-crítica como muito importante na formação dos profissionais da educação para que eles mesmos tenham condições de fazer reflexões sobre suas práticas e possam problematizar, questionar e, por conseguinte, se tornar menos alienados e mais reflexivos.
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