A PRÁXIS EM DUAS EXPERIÊNCIAS DISTINTAS EM EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Debora Mota Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Maria Aparecida de Lima Braga Fernandes Docente no Centro Educacional Governador Bias Fortes

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i21.41128

Palavras-chave:

práxis espontânea/reiterativa;, práxis criadora/reflexiva;, trabalho do pedagogo;, trabalho docente.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar a nossa práxis enquanto trabalhadoras em educação, sendo a primeira a práxis no setor de gerência e supervisão pedagógica de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e a segunda, na docência da modalidade de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada foi a de trazer e analisar as experiências aqui citadas à luz do materialismo histórico-dialético. Verificou-se que não há práxis neutra, toda práxis tem uma finalidade, seja para a conservação da sociedade, seja para a sua transformação. Apontamos a pedagogia histórico-crítica como muito importante na formação dos profissionais da educação para que eles mesmos tenham condições de fazer reflexões sobre suas práticas e possam problematizar, questionar e, por conseguinte, se tornar menos alienados e mais reflexivos.

Biografia do Autor

Debora Mota Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, pedagoga formada pela Universidade Federal Fluminense, atualmente, pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Muriaé.

Maria Aparecida de Lima Braga Fernandes, Docente no Centro Educacional Governador Bias Fortes

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Literatura Portuguesa e Brasileira, também especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras pela FAFISM. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio no CESEC Governador Bias Fortes (uma escola de Jovens e Adultos de Muriaé-MG).

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Publicado

2020-04-20

Como Citar

MARQUES, Debora Mota; FERNANDES, Maria Aparecida de Lima Braga. A PRÁXIS EM DUAS EXPERIÊNCIAS DISTINTAS EM EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 21, p. 34–47, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i21.41128. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/41128. Acesso em: 7 out. 2024.

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