O valor na educação

especificidades no perfil axiológico de professores e professoras da rede pública estadual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i22.43174

Resumo

Valores humanos guiam nossas ações, além de representar cognitivamente as nossas necessidades, assumindo diferentes graus de importância, e com certa estabilidade no tempo. Iniciativas de movimentos contemporâneos na educação brasileira dão sinais do conservadorismo axiológico, exigindo de professores e professoras uma postura ética facilitadora do conhecimento, voltada à autonomia e aberta à diversidade. Assim, numa perspectiva psicossociológica, entrelaçando aspectos macro, meso e micro, a pesquisa objetivou analisar as diferenças axiológicas em função do sexo, em docentes da rede estadual de ensino médio de uma metrópole paraibana. Utilizou-se o Questionário de Valores Básicos, uma Ficha Sociodemográfica e um Questionário Aberto, numa amostra de 253 docentes em pleno exercício da função. Os resultados demonstraram maior média para mulheres no Valor Religiosidade e na Subfunção Normativa, enquanto para homens no Valor Sexualidade. O Questionário Aberto ratificou maior envolvimento delas com religião, família e aspectos sociolaborais, conquanto um maior envolvimento deles com esportes. Conclui-se que tais docentes demonstram um perfil conservador nos costumes, o que exige moderação nos extremismos das guerras narrativas, e que precisa contar com aval político e legislativo para o devido respaldado em teorias pedagógicas e metodologias didáticas que não tornem seus valores, obstáculos na mediação que é o ensinar, a fim de se considerar e se alcançar o pluralismo saudável de ideias e de valores, com base na ética e na alteridade em uma educação inter-humana, e por uma outra globalização.

Biografia do Autor

Jansen Souza Moreira, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando em Psicologia da Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba, Graduação em Psicologia pela UEPB.

Silvânia da Cruz Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Professora efetiva do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estágio sandwich pela Universidade Complutense - Madrid, Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba.

Ludwig Félix Machado Leal, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

MOREIRA, Jansen; BARBOSA, Silvânia; LEAL, Ludwig. O valor na educação: especificidades no perfil axiológico de professores e professoras da rede pública estadual. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 22, p. 06–18, 2019. DOI: 10.29148/labor.v1i22.43174. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/43174. Acesso em: 3 out. 2024.

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Artigos