Escolas e Professores na Berlinda:

a extrema direita e o programa escola sem partido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i22.44040

Palavras-chave:

Escola sem Partido, Educação conservadora, Repressão, Liberdade de expressão, Direitos humanos

Resumo

O Programa Escola Sem Partido (ESP) tem gerado discussões no âmbito acadêmico e ganhou notoriedade nos meios de comunicação. Este artigo objetiva compreender quais são as pretensões e as consequências do ESP e se baseou em uma pesquisa bibliográfica e em materiais midiáticos que tratam do programa em pauta. Diante do que foi estudado, notamos que os princípios de uma educação fundamentada na formação humana vão de encontro à ideologia do ESP, o qual tem caráter tecnicista, isto é, não permite a reflexão crítica dos estudantes acerca de suas realidades. Desse modo, entendemos que as ideias do ESP são extremamente conservadoras e se pautam na expansão da extrema direita. Logo, a discussão dessa problemática, que promove conflitos nas esferas social e educacional, faz-se crucial para que a escola passe a ser um espaço para uma aprendizagem libertadora.

Biografia do Autor

João Fredson da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Bacharel em Direito (UERN), técnico administrativo do IFRN/Mossoró, e aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Mestrado Profissional em Rede Nacional.

Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos Leite, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Bacharela em Arquitetura, professora do IFRN/Mossoró e aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Mestrado Profissional em Rede Nacional.

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Publicado

2020-05-11

Como Citar

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; SILVA, João Fredson da; LEITE, Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos. Escolas e Professores na Berlinda:: a extrema direita e o programa escola sem partido. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 22, p. 114–130, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i22.44040. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44040. Acesso em: 11 dez. 2024.

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