Trabalho e educação no campo

a educação popular de classe e socialista como estratégia de superação do controle metabólico do capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44128

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, Educação no Campo, Classe Camponesa, Cultura Camponesa

Resumo

Este artigo analisa os mecanismos de controle do capital as ações de resistência e de disputa hegemônica presentes – com diversas limitações e contradições- na organização da produção da existência camponesa. Nesse sentido, a defesa da educação omnilateral em contraposição à educação unilateral se apresenta enquanto tarefa fundamental no sentido da construção de uma sociedade que não se paute pelos ditames do capital. As reflexões apresentadas neste texto se fundamentam no materialismo histórico e dialético que parte das condições e determinações materiais da produção da vida as quais, por sua vez, determinam em última instância a consciência - não de forma mecânica ou imediata - e juntamente, à relação dialética ser humano- ser humano, ser humano-natureza, ser humano-mundo, onde a categoria central para pensar o real da vida material e imaterial é o trabalho.

Biografia do Autor

Edson Caetano, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso; Instituto de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação. Atua no curso de Graduação em Pedagogia e
no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de
Mato Grosso (UFMT). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE-UFMT). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes
temas: Comunidades e Povos Tradicionais; Cultura do Trabalho;  Produção Associada; Bem Viver e Reestruturação Produtiva.

Cristiano Apolucena Cabral

Mini-Currículo: Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e Agente Pastoral da Comissão Pastoral da Terra - Mato Grosso - CPT-MT. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004). Especialista em Sociologia e Educação pelo Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso . Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação - GEPTE-UFMT.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

CAETANO, Edson; APOLUCENA CABRAL, Cristiano. Trabalho e educação no campo : a educação popular de classe e socialista como estratégia de superação do controle metabólico do capital . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 153–180, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i23.44128. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44128. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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