Roda de Conversa Meninas do IFG – Campus Itumbiara

Formação Profissional e Empoderamento Feminino na Educação Básica

Autores

  • Juliana Moraes Franzão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Itumbiara
  • Luciene Correia Santos de Oliveira IFG/UFU
  • Renistenes Eunice da Costa IFG
  • Anna Cláudia de Oliveira Figueredo IFG

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.44249

Palavras-chave:

Educação, adolescente, empoderamento feminino, inclusão social, sororidade

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de um projeto de ensino realizado com meninas adolescentes, alunas do Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara. A metodologia utilizada para realização dos grupos foi a roda de conversa, com o intuito de proporcionar um espaço de interação discussão sobre cuidados relacionados à saúde física e mental, temáticas de gênero, empoderamento feminino e diversos temas que envolvem o adolescer. Realizando essas rodas de conversa, colaboramos com os objetivos do Instituto Federal de Goiás em proporcionar educação pública, gratuita e de qualidade na formação técnica integrada ao nível médio, em uma proposta interdisciplinar que busca correlacionar conteúdos e disciplinas além de dialogar sobre temáticas de interesse do público adolescente.

Biografia do Autor

Juliana Moraes Franzão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Itumbiara

Bacharel em Química pela UFG(2006) e Licenciada em Física pela UFG (2012). Pós-Graduada em Gestão Ambiental (2009), Mestre em Engenharia do Meio Ambiente - UFG, na área de concentração em Recursos Hidricos e Saneamento Ambiental pela UFG (2012) e Doutora em Química pela UFU. Docente na rede dos Institutos Federais desde 2008, atuando no IFGoiano-Campu Ceres, IFTO-Campus Palmas e IFG-Campus Itumbiara (atual)

Luciene Correia Santos de Oliveira, IFG/UFU

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás, onde fez Mestrado em Sociologia. Atualmente, cursa Doutorado em Educação na Universidade Federal de Uberlândia e é professora concursada da área de Ciências Sociais no Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara, atuando na Educação Básica e Superior. Tem realizado projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados a ensino e aprendizagem, trabalho docente, metodologias diversificadas de aprendizagem, juventude e educação, dentre outros.

Renistenes Eunice da Costa, IFG

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU - linha de pesquisa Organização e Mudança(2016), Administradora pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA (2008). Atualmente é técnico-administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Interesses de pesquisa em Estudos Organizacionais, crimes corporativos e o lado sombrio das organizações.

Anna Cláudia de Oliveira Figueredo, IFG

Licencianda em Química pelo Instituto Federal de Goiás, tem interesses nas áreas de projetos, processo de ensino e aprendizagem, diversidade e questão racial.

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Publicado

2020-12-19

Como Citar

FRANZÃO, Juliana Moraes; OLIVEIRA, Luciene Correia Santos de; COSTA, Renistenes Eunice da; FIGUEREDO, Anna Cláudia de Oliveira. Roda de Conversa Meninas do IFG – Campus Itumbiara: Formação Profissional e Empoderamento Feminino na Educação Básica . Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 10–23, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.44249. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44249. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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