Ifes e Senai

Análise Comparativa sobre a Docência na Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44430

Palavras-chave:

Docência, Ifes, Senai, Educação Profissional

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar e comparar a docência na Educação Profissional Tecnológica (EPT) no contexto do curso técnico em mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES). Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa descreve essas duas realidades através da análise documental e das entrevistas semiestruturadas. Dialoga com autores do campo Trabalho e Educação que defendem a prática educativa emancipatória, cuja centralidade da formação profissional deva estar na dimensão do ser humano, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos-trabalhadores críticos e autônomos.  Os dados permitem identificar que ambas instituições de ensino possuem modus operandi bastante arraigado, em que a docência encontra-se sob forte influência dos ditames institucionais e culturais, isto é, os valores, as finalidades, os objetivos institucionais e o currículo escolar são alguns dos elementos que influenciam a prática de ensino, adequando-a segundo as proposições de cada uma dessas instituições.

 Palavras-chave: Docência. Senai-ES. Ifes. Educação Profissional.

Biografia do Autor

Tatiana Das Merces, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especializada em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), graduada em Letras Português e Literatura Portuguesa pela UFES e em Pedagogia pela Universidade de Franca. É professora de Língua Portuguesa, servidora pública (estatutária), no Governo do Estado do Espírito Santo (Sedu-ES). 

Marcelo Lima, Universidade Federal do Espírito Santo/ PPGE-UFES

Possui graduação em Pedagogia(UFES), mestrado em Educação (UFES), doutorado em Educação (UFF) e pós-doutorado em historiografia da educação profissional (UFF). Professor Associado I do DEPS-CE-UFES, Membro do PPGE-UFES na linha de pesquisa "formação humana e políticas públicas", membro do Neddate, THESE e do "EM pesquisa". Vice-lider do grupo de pesquisa "Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional" com registo no CNPQ. 

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

DAS MERCES, Tatiana; LIMA, Marcelo. Ifes e Senai: Análise Comparativa sobre a Docência na Educação Profissional . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 181–201, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i23.44430. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44430. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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