Conceitos subsidiadores da EPT

percepções de professores que atuam na Educação Profissional integrada ao Ensino Médio no município de Mossoró-RN sobre esses termos

Autores

  • Emerson Carlos da Silva
  • Marcos Sérgio Carvalho Rebouças IFRN/UFERSA
  • Aleksandre Saraiva Dantas
  • Diogo Pereira Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.59992

Palavras-chave:

Educação Profissional. Centro de Educação Profissional. Bases conceituais de EPT, Centro de Educação Profissional, Bases conceituais de EPT

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo diagnosticar qual o entendimento e proximidade que os docentes atuantes em um Centro de Educação Profissional do RN apresentam em relação aos principais conceitos básicos da EPT. A pesquisa de cunho qualitativo com abordagem bibliográfica e documental trouxe alguns autores clássicos que são referências no assunto. Para tanto, usou-se um questionário aberto para coleta de dados, apropriando-se das falas dos entrevistados e comparando-as ao que definem esses autores sobre esses termos, sendo isso imperativo ao entendimento e análise da problemática abordada. Desta forma, evidenciou-se o quanto esses docentes estão distantes, e desconhecem esses termos que podem potencializar, a partir de sua interpretação, a implementação de uma educação emancipatória, uma formação completa e humanizadora do sujeito, estando aí sua real importância, ainda, cuja correta apropriação conceitual e entendimento torna-se imprescindível à incorporação do objetivo intelectual e político que ronda esse tipo de formação.

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

CARLOS DA SILVA, Emerson; CARVALHO REBOUÇAS, Marcos Sérgio; SARAIVA DANTAS, Aleksandre; PEREIRA BEZERRA, Diogo. Conceitos subsidiadores da EPT: percepções de professores que atuam na Educação Profissional integrada ao Ensino Médio no município de Mossoró-RN sobre esses termos. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 24–42, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.59992. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/59992. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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