Aulas práticas de instalações elétricas no ensino profissional sob a perspectiva de Paulo Freire

Autores

  • Maria Alice de Freitas Marques IF Sertão-PE
  • Francisco Augusto Silva Nobre Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60064

Palavras-chave:

Ensino. Técnico. Formação

Resumo

Este artigo versa sobre as aulas práticas de instalações elétricas na educação profissional, onde foram identificados obstáculos de aprendizado relacionados à realidade social dos educandos e as normas técnicas exigidas. Foi proposta uma experiência pedagógica no qual os alunos identificam o problema através de seus próprios questionamentos e entraves com conteúdo técnico, de forma que planejam e constroem um painel para as aulas práticas de instalações elétricas, juntamente com a docente. Todo esse processo objetivou trabalhar na perspectiva de Paulo Freire da construção do conhecimento e formação crítica-social, para ensinar aos estudantes a teoria e norma técnica exigida através do estímulo de suas reflexões sobre suas realidades sociais. Utilizando uma metodologia qualitativa de análise das falas, expressões e respostas dos estudantes durante todo o processo da experiência pedagógica nas aulas práticas, os resultados que se mostraram positivos em relação ao aprendizado técnico adquirido e a consciência social desenvolvida pelos educandos.

Biografia do Autor

Maria Alice de Freitas Marques, IF Sertão-PE

Mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA na linha de pesquisa de formação de professores. Especialista em Metodologia da Docência do Ensino Superior. Possui graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2008). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, onde desenvolve projetos de pesquisa na área de eletrônica, automação e práticas educacionais para o ensino profissional.

Francisco Augusto Silva Nobre, Universidade Regional do Cariri

Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF e possui Pós-Doutoramento realizado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fez também Pós-Doutoramento na Université de Poitiers em Ensino de Ciências e Literatura, e atualmente é Professor Associado da Universidade Regional do Cariri - URCA. Tem experiência na área de Teoria Quântica de Campos e Ensino de Física. É Vice-coordenador do Polo 31-URCA do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF (PROFISICA), membro da CPG/SBF - Coordenação Geral do MNPEF (PROFISICA) e Bolsista de Produtividade BPI-FUNCAP.

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

DE FREITAS MARQUES, Maria Alice; SILVA NOBRE, Francisco Augusto. Aulas práticas de instalações elétricas no ensino profissional sob a perspectiva de Paulo Freire . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 200–222, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60064. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60064. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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