O papel da Moradia Estudantil na edificação da Educação Integral no Instituto Federal Catarinense - IFC:

limites e potencialidades

Autores

  • Eliane Juraski Camillo Doutora em Educação. Docente do IFSC.
  • Daiana Colombo Figueredo Instituto Federal Catarinense (IFC)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i25.60160

Palavras-chave:

Moradia Estudantil, Educação Profissional, Formação Humana Integral, Juventude

Resumo

Este artigo é fruto da pesquisa realizada pelas autoras durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-PROFEPT, no ano de 2020. O objetivo geral consistiu em investigar os limites e as potencialidades da Moradia Estudantil (ME) enquanto espaço de formação integral dos/as estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense-IFC. A pesquisa bibliográfica contemplou os objetivos de levantar o estado da arte da produção do conhecimento teórico/empírico acerca da ME, refletir sobre o EMI na perspectiva da formação integral dos/as sujeitos/as e compreender as possíveis mediações da escola e do trabalho na (re)construção das identidades juvenis. Foram realizadas também entrevistas narrativas, baseadas na metodologia da história oral, partindo de questões geradoras e via whatsapp, um questionário semiestruturado, haja vista que essa etapa da pesquisa foi impactada pela pandemia do novo Coronavírus. O objetivo foi averiguar as percepções de estudantes e egressos/as sobre o papel da ME enquanto espaço de formação integral. O pressuposto confirmado foi de que a vivência na ME contribui na formação humana integral dos/as sujeitos/as, contemplando sua formação cidadã, mas apresenta limitações, devido a necessidade de organização institucional para o planejamento e o acompanhamento das atividades desenvolvidas durante o tempo livre. A partir desse trabalho, será possível a ressignificação da ME para além de sua função no programa de assistência estudantil.

Biografia do Autor

Eliane Juraski Camillo, Doutora em Educação. Docente do IFSC.

Doutora em Educação e docente do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC), atuando no Centro de Referência em Formação e EaD - Cerfead, em Florianópolis-SC. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6385-6629  

Daiana Colombo Figueredo, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Mestra pelo Programa de Mestrado PROFEPT, doutoranda em Educação Científica e Tecnológica, no PPGECT UFSC e docente do Instituto Federal Catarinense (IFC). Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-1526-8889

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

CAMILLO, Eliane Juraski; FIGUEREDO, Daiana Colombo. O papel da Moradia Estudantil na edificação da Educação Integral no Instituto Federal Catarinense - IFC:: limites e potencialidades. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 32–46, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i25.60160. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60160. Acesso em: 11 out. 2024.

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